SNCT foi sucesso de novo em Fortaleza

26 de outubro de 2010 - 12:22

Eventos na Capital Fortaleza atraíram atenção de público infantil e adulto. Foram mais de 800 atividades em todo o Ceará.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acabou neste domingo, propiciou ao fortalezense bons e curiosos momentos por toda a cidade. O Ceará, mais uma vez, foi um dos Estados com o maior número de atividades cadastradas junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A curiosidade ficou por conta de Limoeiro do Norte, que realizou mais eventos que a capital Fortaleza. Foram 215 contra 141. Em nível estadual, o Ceará foi o quinto mais ativo, com 809 atividades, ficando à frente de grandes potências econômico-culturais como São Paulo e Rio Grande do Sul. Com mais atividades que nós, apenas Amazonas, Rondônia, Minas Gerais, Rio de Janeiro.

Em Fortaleza, o Centro de Formação de Instrutores (CFI), no Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), foi um dos locais de destaque, com um salão inteiro dedicado à Semana. Shoppings como o Benfica e o North Shopping também disponibilizaram exposições.

No CFI, uma exposição multidisciplinar voltada à Caatinga atraiu a atenção de crianças e adolescentes de escolas públicas estaduais e municipais. O salão de entrada foi decorado de modo a imergir os estudantes no universo do sertão.

Por lá, representações da fauna e flora do semiárido com os produtos deles derivados e seu uso pelo homem, painel fotográfico em chão e parede mostrando a casa do sertanejo, literatura de cordel, apiário e outros elementos característicos da região, como o altar religioso e a cachaça.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER) esteve com um estande de exposição dos trabalhos desenvolvidos por sua equipe, como o fogão eficiente (tema de matéria da última edição de OEV), forno solar, placas solares e outros dispositivos.

Os animais vivos também marcaram presença, devidamente autorizada pelos órgãos ambientais. Estiveram “expostos” uma jandaia, as abelhas do apiário e um jabuti. De acordo com a coordenadora do CFI, a professora Rita Rolim, cerca de mil estudantes passaram por lá. O número foi inferior ao do ano passado, por questões logísticas derivadas do segundo turno das eleições presidenciais.

A presença da juventude foi estimulada pelos seus professores, que cobraram relatórios dos estudantes, boa medida para estimular ainda mais o usufruto da Semana e a divulgação científica. “É uma oportunidade para os estudantes conhecerem a vida na Caatinga. Eles têm uma vida urbana e muitos não conhecem os costumes do sertão” – diz Rita Rolim.

Além das exposições, o CFI apresentou banners informativos, palestras diárias e abriu as portas dos laboratórios de física e biologia.

Dinossauros e eletricidade
No North Shopping, a exposição foi mais eclética. Com experimentos científicos em física e química, exposição de insetos e de uma cabra filhote de transgênico, os quiosques atraíram a atenção de quem por eles passava.

Destaque para o Geopark Araripe, que levou réplicas de fósseis encontrados na região e cujos originais estão expostos no Museu da Paleontologia (Universidade Regional do Cariri), datados de 110 a 115 milhões de anos. Eram mostras de restos de rã, libélula e pterossauro, encontrados em ótimo estado. De acordo com o representante do Geopark, no local, a exposição trouxe bons frutos, atraindo o interesse dos transeuntes, que chegavam até a marcar visitas ao parque.

Fonte:
Jornal O estado-CE