Ciência para desenvolvimento

19 de outubro de 2010 - 11:59

No interior, várias regiões desenvolvem palestras, oficinas e debates na Semana da Ciência e Tecnologia

Limoeiro do Norte. Teve início esta semana em todo o Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A temática deste ano, “Ciência para o desenvolvimento sustentável”, é repercutida para todos os estados. Em Fortaleza, diversos órgãos de pesquisa participam da Exposição de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Ceará.

No interior, várias regiões desenvolvem palestras, oficinas, exposições e debates sobre o uso das novas tecnologias em benefício do homem. Na região da Ibiapaba, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apresenta trabalhos de inovações tecnológicas. Em Limoeiro do Norte, o destaque é para o crescimento de interesse de jovens pelas áreas da ciência.

Durante a Exposição de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Ceará, por toda esta semana em Fortaleza, dezenas de experimentos científicos colocam o Ceará como quem definitivamente tem o que mostrar ao País, nesta semana dedicada ao tema. O Estado tem o primeiro cabrito clonado da América Latina, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) mostra uma miniusina de biodiesel a partir do óleo de cozinha utilizado após as frituras; a Universidade Vale do Acaraú (UVA) apresenta pesquisa sobre concreto translúcido, como uma preocupação ambiental; a Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza a exposição Geopak Araripe, reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) realizará mostra de vídeos de pesquisas desenvolvidas pelos cientistas cearenses. A Exposição tem a coordenação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitece).

Em todo o País o centro dos debates da semana é uma alternativa para a utilização dos recursos naturais e a sua biodiversidade, de forma a melhorar as condições socioeconômicas da população. No Ceará, a ciência tem servido para ajudar o sertanejo a conviver com a estiagem e a escassez de água. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental”, afirmou o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, em nota de lançamento da Semana.

O Município de Limoeiro do Norte terá o destaque da Semana de Ciência e Tecnologia no Vale do Jaguaribe. Traz a temática “Ciência e Tecnologia, Um Caminho Para os Jovens”. O evento teve início ontem à noite com passeata da qual participaram mais de 800 alunos das escolas públicas e particulares.

Em Limoeiro, os jovens das escolas públicas municipais despertaram o gosto pelas inovações tecnológicas, notadamente no ramo da astronomia. Após bater o recorde de número de inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), os garotos participam de aulas de observação dos astros e planetas por meio de telescópios.

Programação

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Secretaria Municipal da Educação Básica (Semeb). A programação do evento incluirá oficinas, minicursos, peças teatrais, palestras e, na noite da sexta-feira, dia 22, será realizada uma palestra sobre astronomia e observação dos astros, na praça pública do Bairro Antônio Holanda.

“Será um importante momento de mostrar o quanto os jovens estão interessados pela ciência, em vários âmbitos, como também a preocupação com o conhecimento aplicado de forma sustentável”, explica o professor Edgardo Bessa, coordenador do Núcleo de Ciências da Secretaria Municipal de Educação Básica (Semeb).

Participação

23 escolas públicas participam com exposições, palestras e oficinas na Semana de Tecnologia, no Município de Limoeiro do Norte, localizado na região do Vale do Jaguaribe

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia: (85) 3101.6466/ Secretaria de Ciência e Tecnologia de Limoeiro do Norte: (88) 3423.1165