Montanhas do Estado integrarão rede mundial

14 de outubro de 2010 - 11:20

Parques geográficos do Ceará serão confirmados membros de associação internacional na Ásia

Quixadá. Uma missão composta por representantes do Governo do Estado e das prefeituras de Guaramiranga, Ipu e Quixadá participa a partir de hoje da 2ª Conferência da Associação Internacional de Montanhas Famosas. O encontro ocorre em Jiangxi, na China. Segue até a próxima sexta-feira, reunindo delegações de montanhas dos cinco continentes, algumas delas reconhecidas pela Rede Global de Geoparks. A comitiva cearense tem à frente o secretário adjunto das Cidades do Estado, Jurandir Santiago.

Na Conferência, a representante da Associação Internacional no Ceará e coordenadora da missão cearense, Mônica Amorim, fará uma breve apresentação das riquezas geográficas montanhosas das três cidades cearenses, formalizando a entrada delas no seleto grupo mundial. Outras delegações também farão apresentações de novas montanhas. O congresso tem por objetivo a realização de parceria e articulação de ações entre os pontos de visitação turística participantes. O Geopark Araripe é o único representante do Brasil na entidade, criada em 2009.

Segundo Mônica Amorim, a primeira conferência, realizada em outubro de 2009, reuniu representantes de dez países – dentre eles, o Brasil -, cada um com pelo menos uma montanha ou área montanhosa. Surgiu com a proposta de criar laços entre as mesmas, de forma a dividirem informações para o desenvolvimento regional dessas áreas, ao mesmo tempo preservar o ambiente natural e rico desse tipo de paisagem.

Na segunda edição, o número de participantes, países e montanhas será absolutamente maior. Enquanto em 2009, o Brasil marcou presença apenas pelo Geopark Araripe (Ceará), com dois representantes, nesse ano, além das três do Ceará, uma do Rio Grande do Sul foi inscrita. Treze membros constituirão a maior delegação deste ano. “União, criatividade, participação e respeito a culturas das outras delegações”. Estas foram as principais orientações de Mônica Amorim ao grupo do Ceará que partiu para o continente asiático.

Além de souvenirs da “Terra dos Monólitos”, a presidenta da Fundação Cultural de Quixadá, Sandra Venâncio, levou na bagagem a proposta de inclusão das 13 áreas geográficas distintas, denominadas Conjunto Natural dos Monólitos, como território de interesse geológico, arqueológico, histórico e cultural a ser reconhecido pela Unesco.

“A Conferência será uma ótima oportunidade para articular a inspeção de técnicos do órgão mantido pela ONU e transformar nosso sítio de pedras no segundo Geopark do Ceará”, avalia Sandra.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria das Cidades