84 municípios do Ceará aplicarão prova do Enem

7 de outubro de 2010 - 12:09

Conforme o Inep, a previsão é de que o resultado da avaliação nacional seja divulgado em 15 de janeiro

Depois de pelo menos um ano de preparação, a estudante Raísa Pinho de Barros, 21, não vê a hora de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, pela primeira vez, o exame será o único critério para ingresso na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde pretende cursar Engenharia de Produção. “Espero que o dia chegue logo para terminar rápido também. É a primeira vez e não se sabe direito como vai ser”, avalia Raísa.

Pelo que tudo indica, a ansiedade da estudante está com os dias contados. Pelo calendário do Ministério da Educação (MEC), falta apenas um mês para a aplicação das provas, que ocorrerão nos próximos dias 6 e 7 de novembro, em todo o País. Para isso, 84 municípios cearenses sediarão os exames que, só na Capital, acumulou mais de 90 mil inscritos, conforme a Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Por todo o Estado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 208.527 candidatos para pleitear vagas nas 59 instituições federais que adotarão o Enem na seleção. No Ceará, por sua vez, o exame será a única fase na UFC e fará parte do processo seletivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em Redenção. Ainda como preparação, desde a última segunda-feira até o próximo dia 25, os candidatos começaram a receber os cartões de confirmação de inscrição.

Notas

A partir do resultado das provas, previsto para o dia 15 de janeiro, os estudantes poderão credenciar suas notas para concorrer a vagas, nas demais instituição federais da rede, como explica Maria de Jesus Sá Correa, presidente da CCV da UFC. Segundo ela, na UFC, ao entrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato credenciará sua nota em duas opções, nos cursos e nas universidades que desejar. Já sabendo, ressalta, quais as notas mais altas e baixas cadastradas.

“Se a nota dele estiver neste intervalo, o inscrito já vai concorrer sabendo das possibilidades. Todo mundo tem direito a duas opções e o MEC vai computar os pedidos e divulgar o resultado. Se não obtiver aprovação na primeira opção, parte-se à segunda. Agora, se o candidato faltar no dia da matrícula, já será excluído do sistema”, avisa. Em relação à Unilab, o pró-reitor de Graduação, Jacques Pherrien, explicou que o método ainda não está bem definido.

Como garante, o Enem será parte do processo da avaliação da metade das 350 vagas, destinadas aos brasileiros. Porém, acrescenta, o exame será usado com outra forma de avaliação, que será realizada na mesma época. “Possivelmente não será pelo Sisu, pois metade das vagas são para estudantes do Exterior e não dá para negociar com facilidade. Estamos decidindo detalhes do vestibular”. Além disso, antecipa, a previsão é de que as instalações do campus provisório da Unilab, em Redenção, sejam concluídas até dezembro próximo.

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Cidades
Data: 07/10/10