Inscrição para vestibular será apenas via Internet

5 de outubro de 2010 - 08:47

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Uece. Dessa vez, os candidatos vão fazer tudo pela Internet. A ficha de inscrição será preenchida pelo computador e o boleto bancário está disponível para impressão também no site. No ano passado, o processo foi tumultuado e a primeira fase teve que ser refeita

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual do Ceará começam na segunda-feira, dia 4 de outubro, e vão até o dia 15 de outubro. Duas semanas abertas. Neste ano, uma novidade: os candidatos só podem se inscrever pela Internet, no endereço www.uece.br. Isso vale para os cursos na Capital e no interior, para quem vai pagar a taxa de inscrição, de R$ 85, e para os que estão isentos.

O candidato pode pagar a taxa nas diversas agências bancárias depois de imprimir o boleto pela Internet. No computador, o estudante preenche a ficha de inscrição. O restante dos documentos só precisam ser entregues no primeiro dia de prova da primeira fase, dia 5 de dezembro.

O aluno deve levar uma fotocópia do documento de identificação, uma foto 3×4 recente (não valem fotos escaneadas) e uma fotocópia do documento de conclusão do ensino médio ou equivalente. Para esse vestibular, não serão aceitas inscrições pro procuração.

Ao todo, a Uece oferta 2.225 vagas, sendo 1.390 para os 20 cursos de Fortaleza e 835 vagas para as seis unidades no interior do estado: Tauá, Quixadá, Itapipoca, Iguatu, Limoeiro do Norte e Crateús.

No dia 5 de dezembro, um domingo, a prova de conhecimentos gerais, das 9h às 13 horas, cobra conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. A segunda fase está marcada para os dias 19 e 20 de dezembro, um domingo e uma segunda-feira, e cobra conteúdos específicos de três matérias relacionadas ao curso pretendido pelo candidato, mais uma prova de redação.

Fraude
O último vestibular da Uece teve a primeira fase anulada. Muitas provas tinham marcações em algumas respostas e os estudantes suspeitaram de um esquema para beneficiar alunos. Depois de um embate entre os candidatos, que pediam a anulação da prova, e a universidade, que se recusava a realizar o exame novamente, o Ministério Público Federal foi acionado pelos estudantes que protocolaram uma ação.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), José Maria Santiago, chamou na época as marcações de “atecnias” causadas por erros de digitação, mas no fim a Uece teve que ceder e refazer a primeira fase do vestibular. Com relação às fraudes, nada foi provado.

 

 

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Fortaleza
Data: 02/10/10