Geopark Araripe apresentado em encontro na Grécia

5 de outubro de 2010 - 09:06

O Geopark Araripe é o único do Hemisfério Sul e conta com 9 geotopes. Espaço ganhará sede em novembro

Trabalhos cientificos e experiências sobre o Geopark Araripe estão sendo apresentados na Grécia até terça-feira, 5, por uma comissão cearense de técnicos dos órgãos responsáveis pela área dos nove geossítios que ficam no Cariri. O grupo participa do Encontro da Rede Europeia de Geoparks. “A viagem serve também para divulgar o 1º. Workshop Latino-Americano e Caribenho de Geoparks que se realizará no próximo mês”, disse a secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Teresa Mota.

Ela, que é a coordenadora da comissão que está na Grécia, complementou que o evento, nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, reunirá 200 participantes, entre brasileiros e estrangeiros, nos dias 17 e 19 de novembro. No Wokshop Latino-Americano e Caribenho, o Geopark Araripe vai passar pela primeira avaliação da Unesco. Essa avaliação consiste em visitas aos geossítios e a entrega de relatórios elaborados pela equipe técnica responsável pelo Geopark que, no mês passado completou quatro anos de existência.

Os nove geotopes do Gopark Araripe foram batizados de: Exu, Arajara, Santana, Ipubi, Nova Olinda, Batateira, Missão Velha, Devoniano e Granito. Eles ficam nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Alguns eventos estão programados para ocorrerem também no próximo mês como a inauguração da sede administrativa do Geopark Araripe, no Campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato. Estão sendo investidos R$ 778 mil na obra e compra de equipamentos. A sede terá uma sala multiuso sala de exposição, sala de reuniões, diretoria e sala técnica.

E-MAIS

> O Geopark Araripe está em consolidação na área da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo. A região é rica em achados geológicos e paleontológicos inéditos desde o início do século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excelente estado de preservação.
> Na Chapada do Araripe encontra-se em torno de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no planeta, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares dessas espécies no continente africano.

 

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

 

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Ceará
Data: 02/10/10