Geopark – Araripe avaliado pela Unesco

1 de outubro de 2010 - 10:54

Uma comissão coordenada pela secretária adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Teresa Mota, está na Grécia para levar as experiências do Geopark Araripe – situado no Cariri Cearense – ao Encontro da Rede Europeia de Geoparks, de 1º a 5 de outubro. Lá, irão estabelecer contatos e apresentar trabalhos científicos sobre o Geopark Araripe. “A viagem servirá também para divulgar mundialmente o 1º Workshop Latino-americano e Caribenho de Geoparks”, explica Teresa Mota. O evento é realizado pela Secitece e acontece no Crato, de 17 a 19 de novembro. O Workshop receberá cerca de 200 estudiosos nacionais e internacionais da área.

Durante o evento, o Geopark Araripe, que possui quatro anos de existência e é o primeiro criado no hemisfério sul, passará pela primeira avaliação da Unesco. “A avaliação é muito aguardada, já que servirá para a renovação da chancela internacional, cedida pelo próprio órgão internacional”, afirma Teresa. Fazem parte do processo, visitas in loco e entrega de relatórios, fornecidos pela equipe do Geopark. Um dos avaliadores indicados pela Unesco, o francês Guy Martini, da Rede Global de Geoparks, esteve no local este mês para as primeiras observações.

Integram a comissão que está na Grécia o coordenador geral do Geopark Araripe, prof. Patrício Melo, e o coordenador científico, prof. Álamo Saraiva – ambos da Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição vinculada a Secitece a qual pertence o Geopark – além da geóloga do Geopark Flávia Lima, da prof. Nájila Cabral, do IFCE e que vem trabalhando na área articuladamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC)/Campus Cariri, da prof. Valéria Alves, da UFC/Campus Cariri, e de Rosário Pinheiro, integrante da Fundação Araripe, parceira do Geopark. A ida da comissão foi financiada pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com a UFC.

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: Municípios
Data: 01/10/10