Morin recebe Honoris Causa

23 de setembro de 2010 - 11:48

O Conselho Universitário da Uece decidiu por unanimidade conceder título honorífico ao pensador

Pela 19ª vez, o título de Doutor Honoris Causa foi outorgado ao antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. A comenda partiu do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A solenidade foi realizada no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. Por estar resfriado, Morin não pôde comparecer ao evento, mas foi substituído pelo representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny, e pela professora de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Maria Cândida Moraes.

Pró-reitores, diretores de Centro e demais membros do Conselho Universitário da Uece usaram suas vestes talares e sob borlas coloridas, ouviram atentos às palavras de gratidão dos representantes de Morin.

Fizeram parte da mesa solene os reitores da Uece, Francisco de Assis Moura Araripe; da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Faria; e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antônio Colaço Martins; a professora e pró-reitora de Extensão da Uece, Celina Magalhães Ellery; e o secretário adjunto da Casa Civil, Pedro José Freire Castelo, representando o Estado.

Agradecimento

Após a realização da outorga, o momento foi de referências à organização do evento que é considerado importante porque acontece dez anos após o lançamento do livro “Sete Saberes Necessários para a Educação do Futuro”. “As sementes colocadas ganharam dimensão internacional espetacular e, agora, apreciamos a safra de frutos da obra. O evento e a qualidade dos professores e educadores do Ceará muito me alegram”, mencionou o representante da Unesco, Vincent Defourny.

Para manifestar o agradecimento à homenagem, ele entregou, para o reitor da Uece, um livro, com fotografias de Sebastião Salgado e textos de Cristovam Buarque, intitulado “Berço da Desigualdade”. “Desejo que esse elemento que ainda assola muitas sociedades fique no passado. Para a desigualdade, a melhor ferramenta que existe é a educação, que atua no desenvolvimento da liberdade e na construção de um mundo mais justo e equitativo”, disse.

Para a pró-reitora de extensão, o representante da Unesco entregou uma publicação sobre o “Criança Esperança”, iniciativa da Rede Globo, por entender que “é uma iniciativa de mobilização social que opera verdadeiros milagres. É um retrato de nossa gratidão pela sua capacidade de mobilizar tantas pessoas para a conferência internacional”, completou.

A professora da UCB referiu-se a Edgar Morin como “um pensador audaz, combatente espiritual, caminhante sem fronteiras e o mais brilhante pensador do nosso século”.

Fonte:
Diário do Nordeste