UECE, Edgar Morin e os sete saberes

17 de setembro de 2010 - 12:02

A Universidade Estadual do Ceará – UECE, que comemora neste 2010 seus 35 anos, marca mais um ponto positivo na gestão do reitor Assis Araripe que, além de haver resgatado o Escritório de Cooperação Internacional – o qual promove eventos e intercâmbios internacionais de alta repercussão – ousa agora reunir em Fortaleza educadores de renome nacional e mundial para uma reflexão sobre a educação contemporânea, referenciada pela obra do sociólogo e pensador francês de prestígio mundial, dr. Edgar Morin , que está comemorando 10 anos, intitulada: “Os sete saberes para uma educação do futuro”. Sem dúvida um precioso legado para a formação das futuras gerações com grande potencial transformador e que, por este e outros aspectos, requer estudo aprofundado associado a uma ampla discussão e divulgação de suas ideias. Refiro-me à “Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para a Educação do Presente”, evento chancelado pela UNESCO que acontecerá de 21 a 24 de setembro em curso. Destaque-se que a UNESCO, ao escolher o país para sediar ao Conferência, optou pelo Brasil e, rompendo com a supremacia do eixo Sul/Sudeste, destinou-a à Região Nordeste, ou mais especificamente o nosso Ceará, com o patrocínio da UECE em parceria com a Universidade Católica de Brasília – UCB.

O grandioso evento terá como presidente de Honra o próprio Edgar Morin e será presidido pelo dr. Vicent Defourny, representante da UNESCO/Brasil, com a participação local de mais de 1300 educadores e virtual de mais de 500 pessoas, em salas de teleconferência distribuída pelo País. A estrutura de conteúdo da Conferência, baseada nos “Sete Saberes” terá os seguintes blocos temáticos: 1 – As cegueiras do conhecimento; 2 – Os princípios do conhecimento pertinente; 3 – Ensinar a condição humana; 4 – Ensinar a identidade terrena; 5 – Enfrentar as incertezas; 6 – Ensinar a compreensão; 7 – A ética do gênero humano. E mais um: 8 – Perspectivas universitárias a partir dos Sete Saberes: experiências, reflexões e propostas. O rico debate não acaba em si: suas sugestões e recomendações serão encaminhadas à Assembleia Geral das Nações Unidas, para os devidos encaminhamentos de natureza político-administrativa.

Outro momento da mais alta significação acontecerá dia 22, às 19 horas: a outorga do título de “Doutor Honoris Causa” da UECE ao dr. Edgar Morin, aprovado pelo Conselho Universitário por louvável solicitação conjunta do reitor Francisco de Assis Moura Araripe e da Pró-Reitora de Extensão, Celina Magalhães Ellery. Ambos foram felizes quando, na sessão do Conselho, defendendo a proposta, argumentaram referindo-se à significação da homenagem: “…o título honorífico de Doutor Honoris Causa , que, talvez nada lhe acrescente à dimensão de Humanista Planetário, mas que à UECE muito acrescenta por tê-lo na nossa galeria de exemplos e paradigmas, como inspiração para todos – professores, servidores e alunos”. Sem dúvida, pois, na Educação, Edgar Morin é um pensador respeitado, lido e adotado, tendo influenciado a formulação de todas as modernas teorias sobre os fenômenos educativos.

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: Opinião
Data: 17/09/10