Treinamento fomenta adesão de gestores municipais cearenses às políticas de CT&I

13 de setembro de 2010 - 15:30

De 14 a 17 de setembro, prefeitos e outros representantes do interior do Estado poderão identificar oportunidades e aprender a elaborar projetos na área

A Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I) cada vez mais se consolidam como áreas essenciais para o desenvolvimento dos municípios. Além dos investimentos no Ceará, são oportunas iniciativas que ajudam a divulgar para gestores possibilidades e identificação das demandas e oportunidades na área. Estes são alguns dos objetivos do 1º Treinamento em Elaboração, Acompanhamento e Avaliação de Projetos de Âmbito Municipal, a ser realizado de 14 a 17 de setembro, em Fortaleza, com a promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de CT&I, eo apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).

O evento, que será realizado no Centro de Treinamento e Desenvolvimento – Cetrede (Av. da Universidade, 2932 – Benfica / Fortaleza-CE), é destinado aos representantes de CT&I e/ou gestores dos municípios cearenses. O diretor-nordeste do Fórum Nacional de Secretários de CT&I e secretário desta pasta do município de Icapuí, Silvio Barreira, explica que o treinamento irá capacitar os agentes públicos para a estruturação de núcleos de CT&I nos municípios. “Queremos promover também a integração das políticas governamentais nos níveis municipal, estadual e federal, de modo que sejam estabelecidas estratégias comuns de parcerias e apoio mútuo”, diz.

Silvio Barreira afirma que falta conhecimento dos prefeitos do interior sobre a importância das atividades relacionadas a CT&I nos municípios. Um caso é o Cinturão Digital, programa do Governo do Estado que possibilita a 82% da população urbana do estado toda infraestrutura para para acesso a internet banda larga de graça. “Para isso é necessário apenas que o prefeito solicite a adesão do município, mas muitos não sabem disso”, afirma Silvio. Outras carências citadas são a falta de divulgação dos editais e da possibilidade de transferência de conhecimentos entre as universidades e municípios. “O Fórum, que existe desde 2001, será um mecanismo para que estas informações cheguem ao interior do Estado”, comenta.

O treinamento será gratuito e terá 40 horas/aula. O economista Félix Andrade, especialista em Inovação Tecnológica, irá ministrar as aulas, que terão a carga horária dividida em aulas presenciais (26h/a), ensino a distância (5 h/a) e avaliação (10 h/a). Estão disponíveis 35 vagas para todo o Estado, a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Para mais informações:
Silvio Roberto Teixeira Barreira
Diretor-Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretário de Ciência e Tecnologia de Icapuí
Telefone: (85) 9987-9645
E-mail: ssbarreira@ig.com.br