UECE lidera Rede de Inovação Tecnológica

3 de setembro de 2010 - 11:55

O reitor Francisco de Assis Moura Araripe foi feliz ao qualificar de histórica na vida da Universidade Estadual do Ceará – UECE à tarde da última segunda-feira, 30 de agosto, quando ocorreu, no Auditório Paulo Petrola, da Reitoria, a solenidade de apresentação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará – Redenit-CE. Um acontecimento significativo, pois a Redenit-CE, visa organizar e estimular a parceria entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas sediadas no Ceará, apoiando a criação de novos NITs e contribuindo para o desenvolvimento, a proteção e a transferência de inovações tecnológicas para o mercado, tudo em conformidade com as Leis de Inovação (federal e estadual).

E mais, a Redenit-CE objetiva identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelos ICTs transformem inovações em negócios, articulando o mercado e a sociedade, solucionando problemas através de táticas de difusão do conhecimento. Neste contexto, os NITs são da mais alta importância, e, agrupados em rede, aumentam a sinergia que resultará em mais benefícios para a sociedade.

A UECE está cada vez mais consolidada e voltada para projetos comprometidos com o desenvolvimento do Ceará. Assim, em seus 35 anos, contabiliza novo saldo positivo: dirige a Redenit-CE estando a Coordenação Geral com o professor Vladimir Spinelli Chagas (Pró-reitor de Planejamento e Chefe de Gabinete do Reitor) e a Coordenação Técnica a cargo do professor Luiz Eduardo Tavares. Este ganho não foi gratuito:

justifica-se pelo pioneirismo na área pois a UECE foi a primeira entre as universidades estaduais cearenses a iniciar a implantação do seu próprio NIT. Também esteve desde o início no processo de formação da Rede, constituída ainda pela URCA, UVA, NUTEC, CENTEC, e FUNCEME, aos quais se juntaram, agora, UFC, UNIFOR, PADETEC, ITIC, IFCE, EMBRAPA Fruticultura e EMBRAPA Ovinos e Caprinos, Instituto Atlântico, FIOCRUZ e SENAI totalizando 16 instituições.

NIT não é apenas um “Escritório de Patentes”. Ele é composto também por programas e projetos que estimulem o empreendedor em suas iniciativa pois não adianta apenas ter-se ideia/inovação em si. É preciso fazê-la chegar ao mercado desenvolvida, certificada, protegida; proteção esta que envolve patentes, registro de softwares, indicação geográfica, marcas, direitos autorais, segredo industrial, etc. Assim o criador que individualmente tenha dúvidas sobre a seu invento recorre ao NIT e encontrará o apoio necessário.

O NIT cumpre, pois, o relevante papel de integrar conhecimento tecnológico e usuários. O NIT da UECE é coordenado pela professora Aloma Pessoa e já tem protegidas algumas inovações como a da Água de Coco em Pó, e até o fim de 2010 chegará 18 resultados de pesquisas protegidos, frutos do salto de qualidade na área, propiciado na atual gestão do reitor Assis Araripe, que dia-a-dia põe em prática seu slogan da campanha para a Reitoria: “Unir para Reconstruir”. 

Paulo Tadeu Jornalista

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: Opinião
Data: 03/09/10