Ventos podem chegar a 80km/h em Fortaleza

2 de setembro de 2010 - 11:33

Umidade relativa do ar inferior a 30% pode ser registrada em alguns municípios do Interior do Estado

Os fortalezenses já notaram que os ventos na Cidade estão mais fortes. Se por um lado, o fenômeno é bem-vindo, já que o clima fica mais agradável e propício para a prática de vários esportes, por outro, representa sérios riscos. Foi por conta do aumento na intensidade dos ventos que, no fim da manhã de ontem, uma árvore caiu entre as ruas Barão de Aratanha e Deputado João Fontes, no Bairro de Fátima, atingindo o carro do funcionário público Aroldo Ribeiro Machado, de 48 anos, que trafegava pelo local.

O motorista contou que estava levando sua sogra de 83 anos ao hospital acompanhado de sua esposa quando foi surpreendido pelo incidente. Aroldo Ribeiro comentou, ainda, que nenhum órgão responsável por realizar a perícia compareceu. Apenas a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), segundo ele, esteve no local para organizar o trânsito. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

“Passei mais de uma hora e meia e ninguém veio ver o que aconteceu. A árvore quebrou para-brisa, faróis e para-choque e ainda casou arranhões no meu carro. A única coisa que me resta é juntar provas para lutar por ressarcimento, já que a perícia não foi ao local”, reclamou.

A sensação de que os ventos estão mais fortes na Capital tem fundamento. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta época do ano, as rajadas de ventos chegam a 80 quilômetros por hora na Capital.

Velocidade

Conforme explicou o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, David Ferran, os ventos atingem de 12 a 14 quilômetros por hora. No entanto, é durante agosto, setembro e outubro que acontece uma forte variação na intensidade. Assim, nesses meses, a velocidade média dos ventos fica em torno de 40 quilômetros por hora.

O motivo que faz com que o Estado seja atingido pelos ventos fortes está na sua localização. “O Ceará está situado entre as zonas de alta e baixa pressões, que, neste período, estão sendo deslocadas. É essa movimentação que intensifica os ventos na região”, explicou.

Outro fenômeno meteo-rológico que está chamando a atenção dos brasileiros é a umidade relativa do ar. Segundo David Ferran, Fortaleza, por estar próxima ao oceano, apresenta um índice acima dos 40%, considerado ideal. Já em alguns municípios do interior do Estado, a umidade é inferior a 30%, o que já é prejudicial.

Fonte:
Diário do Nordeste