Instituições participantes da RedeNIT-CE são apresentadas em solenidade na Uece

31 de agosto de 2010 - 16:46

As 16 instituições integrantes da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (RedeNIT-CE), foram apresentadas nesta segunda-feira (30/08) em solenidade na Universidade Estadual do Ceará (Uece), presidida pelo reitor Assis Araripe. O ato contou com a participação dos 16 Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) instalados no Estado, e culminou com a palestra Os Núcleos de Inovação Tecnológica e o seu impacto no desenvolvimento local, da professora Ednalva F.C. de Morais, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasilia (CDT/UnB).

A RedeNIT-CE visa organizar e estimular a parceria entre os NITs das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas, além de identificar e gerar estratégias para que a grande quantidade de pesquisas desenvolvidas pelas ICTs se transforme em inovação e negócios, de modo a contribuir para o desenvolvimento, a proteção e a transferência da inovação tecnológica para o mercado.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) é interveniente no projeto como interessada nos resultados técnicos e como co-financiadora, uma vez que o apoio aos NITs, à propriedade intelectual e à consolidação do sistema local de inovação constituem um programa do Plano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Ceará.

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho, lembrou a queixa de que “as pesquisas dormem nas prateleiras”. Segundo ele, a Secretaria deu todo apoio para que as instituições estruturassem seus NITs e transformassem as pesquisas em inovações e trouxessem resultados em negócios, gerando riquezas.

Na ocasião, o pró-reitor de Planejamento da Uece, Vladimir Spinelli, observou que a criação da Lei de Inovação federal (Nº10.973), e da Lei de Inovação estadual (Nº 14.220), tornou possível o despertar para a realidade da segurança da propriedade industrial para uso do conhecimento gerado de modo a ser transformado em produto e carrear recursos para a sociedade. Ele disse na ocasião que já foram identificadas 40 patentes nas 16 instituições fundadoras da RedeNIT-CE, das quais três na Uece, e que até o final deste ano espera mais 20 que foram anunciadas.

Spinelli adiantou que até dezembro será concluído o levantamento das capacitações das instituições vinculadas à Redenit, o que será difundido entre os membros da rede para intercâmbio. Em janeiro deste ano foi aprovado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) o Projeto Estruturante para a RedeNIT-CE, para possibilitar ações integradas de apoio à inovação e proteção do conhecimento.

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, assinalou que a Lei de Inovação, que veio normatizar e organizar,  introduz a figura dos NITs que estimula a parceria dos empresários com o setor de pesquisa. “Muito temos que interagir para apoiar”, disse ele com relação à RedeNIT-CE já com 16 instituições.

A RedeNIT-CE tem um papel indutor para as instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico, para que estruturem seus NITs, bem como o estímulo ao surgimento de novos NITs. De acordo com Spinelli, empresas privadas demonstraram interesse em organizar NITs para se integrarem à RedeNIT-CE.

16 INSTITUIÇÕES
Integram a RedeNIT-CE o Instituto CENTEC, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Vale doAcaraú (UVA), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Empresa Brasileira de Agroindústria Tropical (EMBRAPA-CNPAT), a Empresa Brasileira de Ovinos e Caprinos (EMBRAPA OVINOS E CAPRINOS), o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), o Instituto Atlântico, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Com informaçoes da Assessoria de Imprensa do Instituto Centec