Empresa incubada do Projeto Corredores Digitais é premiada

30 de agosto de 2010 - 11:23

A comenda foi entregue à Metareciclagem, de Tauá, dentro do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica

A ideia de reciclar computadores danificados, transformando-os em equipamentos prontos para o uso e até em outros objetos, como lixeiras ecológicas, fez da Metareciclagem, empresa incubada de Tauá, vencedora do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica.

A empresa integra o hall das incubadas do projeto Corredores Digitais, da Secitece, e ganhou a comenda na categoria de “TI Verde”,  durante o 38º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop 2010), na Fábrica de Negócios, em Fortaleza, no dia 20 de agosto.

A categoria “TI Verde” compreende iniciativas que visam a sustentabilidade e o equilíbrio do planeta, através do uso consciente da Tecnologia da Informação. A empresa incubada premiada utiliza o mesmo nome da prática que utiliza, a metareciclagem, que ao transformar computadores que não teriam mais serventia, está beneficiando diversos setores da prefeitura de Tauá e moradores do município, que usam os equipamentos. Caso não exista mais conserto para os computadores, estes são transformados em outros objetos, como é o caso das lixeiras ecológicas – feitas a partir dos monitores.

Dentro do projeto Corredores Digitais, a Metareciclagem está na fase de incubação. “A empresa já passou pelas etapas de capacitação e pré-incubação, devendo finalizar todo o processo em dezembro”, explica Rafael Silva, coordenador do Projeto. Ele diz ainda que em Tauá, outras quatro empresas estão sendo atendidas pelo Corredores, que estimula a criação de negócios em TIC por estudantes que tenham concluído ensino médio, preferencialmente, em escolas públicas, através do empreendedorismo inovador. A iniciativa da Metareciclagem é pioneira e tem o apoio da prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município.

O Prêmio

Através de Decreto Governamental, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado instituiu o Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica, como forma de fomentar e divulgar os projetos e processos de InclusãoDigital e de Governo Eletrônico dos órgãos e entidades da AdministraçãoPública.

Em sua 5º edição, o Prêmio contou com 45 projetos inscritos. Além de “TI Verde”, outras três categorias foram contempladas: Software Livre, Inovação, Inclusão Social, tendo como vencedores os projetos Wikipece, do IPECE, Dados Abertos, do TCM e Ambiente Virtual de Aprendizagem de Tauá – AVANT, da prefeitura de Tauá, respectivamente.