Stand do Governo do Estado na ICID+18 retratou o semiárido

26 de agosto de 2010 - 14:25

A ideia foi mostrar a beleza e as atividades desenvolvidas pelo Estado e pela população que convive com o clima

Um local para divulgar a beleza do semiárido cearense e as atividades desenvolvidas pelo Estado e pelo povo residente nas regiões que possuem este clima. Esta foi a proposta do stand do Governo do Ceará na Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), que aconteceu de 16 a 20 de agosto, no Centro de Convenções, em Fortaleza.

A coordenação geral do stand ficou a cargo da Secitece. “A temática do semiárido foi pensada por nós  e acolhida por todos os órgãos envolvidos na formulação do stand”, explica o secretário René Barreira. Na decoração, foram utilizadas imagens dos municípios de Quixadá, Lavras da Magabeira e Aiuaba, capturadas pelos fotógrafos Tiago Santana, Maurício Albano e Tibico Brasil.

As instituições ligadas ao governo do Estado tiveram espaço disponível para mostrar suas ações, como foi o caso da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), apresentando as vantagens da apicultura no semiárido, já que a atividade possui menor dependência das chuvas. Cartilhas com orientações para atividades ligadas a agricultura e desenvolvimento sustentável também foram apresentadas, em parceria com a Ematerce.

Nos vídeos exibidos houve lugar para o grupo folclórico do Cariri “Os Caretas” e o artesanato das mulheres do semiárido. As gravações foram cedidas pelo Conselho de Políticas Públicas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que planeja e coordena a política ambiental do Estado.

O órgão também expôs no stand dois painéis indicativos da fauna, flora e das sementes oriundas da caatinga, colhidas dentro do projeto Mata Branca, que faz um trabalho de preservação, conservação, uso e gestão sustentável da biodiversidade do bioma. Um exemplo do trabalho desenvolvido pelo projeto mostrado no stand é uma rede confeccionada por mulheres que utilizaram apenas sacos plásticos.

As castanhas e a cajuína do Instituto Centec – órgão ligado à Secitece através de contrato de gestão – também foram disponibilizadas para degustação no local. O Centec também expôs uma luminária e outros objetos de decoração feitos com material reciclado, além de mini-mudas, fruto do trabalho de uma incubadora. Expuseram ainda suas realizações a Funceme, Urca, Uece, Semace e o Ipece.