Parceria cria mais unidades de conservação no Ceará

25 de agosto de 2010 - 08:48

Ceará ganha mais 3 Unidades de Conservação em parceria com MMA e apoio da Associação Caatinga

A presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Tereza Farias, assinou no último dia 17, na 2a Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 18), termo de parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, com apoio da Associação Caatinga, para criação de três Unidades de Conservação (UC) na Caatinga cearense.

Segundo Tereza Farias, através da parceria, duas áreas prioritárias estão em processo de estudo com recursos do Projeto Mata Branca no Ceará: a Estação Ecológica de Aiuaba, no Sertão dos Inhamuns, e a Bacia do Banabuiú, no Sertão Central. Além do estudo destas áreas, está prevista, ainda, conforme a presidente, a criação de uma Unidade de Conservação no município de Monsenhor Tabosa.

Para Tereza Farias, o Estado tem se destacado nas questões ambientais, especialmente nas políticas públicas voltadas para o Bioma Caatinga. “Nós pretendemos criar um corredor ecológico nas nascentes dos rios Poty e Jaguaribe, por entendermos que as nascentes são a origem dos rios e são também a garantia hídrica para essas regiões semiáridas”, ressaltou.

Além da presidente do Conpam, estiveram presentes na mesa redonda sobre áreas protegidas para o desenvolvimento sustentável nas regiões semiáridas o presidente da Associação Caatinga, Rodrigo Castro, a representante da ICRISAT da Índia, Piara Singh, a representante da NNF da Namíbia, Chis Brown, e Shirley Hauff.

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: O estado verde
Data: 24/08/10