Sachs defende aliança entre países atingidos

20 de agosto de 2010 - 11:35

A união, para Jeffrey Sachs, é a saída para garantir a sobrevivência das pessoas no cenário de mudanças climáticas

A formação de uma aliança entre os países que possuem grandes regiões áridas no Planeta foi a principal proposta do economista estadunidense Jeffrey Sachs, que ministrou aula magna na Icid + 18 ontem.

De acordo com Sachs, a ideia é que seja formada uma aliança entre os líderes governamentais para o desenvolvimento dessas regiões, proporcionando condições para a sobrevivência das pessoas diante das severas mudanças climáticas previstas para os próximos anos.

“O objetivo é esclarecer para esses líderes o que está em jogo nas zonas áridas para que eles entendam os riscos e os benefícios de investir nelas”, argumentou o economista.

Sachs ainda apontou a maior incidência de conflitos nas zonas áridas e ressalta a importância de identificar o que realmente aflige as populações nessas regiões. Para ele, a presença de países desenvolvidos na África, onde ele desenvolve um trabalho de amparo às populações locais, e no Oriente Médio, não representa uma ajuda.

O fato de que as chamadas missões de paz não são acompanhada de programas que trabalhem outros aspectos das populações ocupadas, é o que ressalta o economista estadunidense: “O que queremos dos militares são os engenheiros deles para fazermos poços e outras obras de importância”, reivindicou.

Sobre as reais necessidades das comunidades áridas com as quais trabalha na África, analisou: “A seca tem um impacto muito forte no desenvolvimento local, mas nós podemos usar a ciência para trabalhar vários aspectos de forma integrada para trazer o progresso dessas regiões”, analisou o economista.”

Informação

Outro tema bastante mencionado por Sachs se deu quando o economista argumentou sobre a atuação da imprensa, principalmente a dos Estados Unidos, ao tratar de temas recorrentes às regiões secas do Planeta sem a devida importância.

“É tudo uma grande mentira. O que está acontecendo é um jogo de relações públicas financiadas por algumas indústrias”, denunciou Sachs, que apontou a Fox Television e o Wall Street Journal como enunciadores de falsas possibilidades a respeito de países ocupados e sobre a condição climática do planeta.

“Os Estados Unidos não conseguem entender isso, mas as populações áridas do mundo estão entendendo e estão desenvolvendo um projeto para essas regiões”, afirma.

Como solução, ele aponta novamente a integração dos países que possuem regiões áridas e a conscientização da população que habita esses lugares para que, assim, haja um reconhecimento das dificuldades.

Carta de Fortaleza

John Redwood III, diretor de Desenvolvimento Sustentável Ambiental e Social do Banco Mundial e uma das pessoas que redigirá o documento intitulado Carta de Fortaleza, ao término da Icid+18, garantiu que todas as considerações de Sachs serão discutidas na plenária final de amanhã.

Sobre os apontamentos do economista, Redwood III analisou: “realmente é uma situação muito difícil nessas regiões, sobretudo na África, mas também na América Latina, sobretudo no Nordeste do Brasil, que, felizmente, escapa dessa tendência a muita violência, mas que sofre as mesmas pressões e as mesmas dificuldades”.

Para Redwood III, a ideia de uma aliança entre os países cujos territórios sejam zonas áridas foi o principal apontamento de Sachs na Icid.

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 19/08/10