Québec atrai jovens profissionais do Ceará

20 de agosto de 2010 - 11:50

Assessor do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, Gilles Mascle, profere palestras em Fortaleza

A província de Québec, leste do Canadá, quer atrair brasileiros com formação superior e idade entre 18 e 35 anos. O local onde a temperatura varia de -12ºC a 37ºC, de acordo com a estação do ano, estimula que cidadãos de outros países com esse perfil se estabeleçam naquele país.

Nos dias 27 e 30 de agosto, o assessor em Assuntos Internacionais do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, Gilles Mascle, participa em Fortaleza de palestras sobre imigração. A quantidade de brasileiros que está indo morar na província canadense tem crescido ano a ano. Em 2008, quando foi aberto o escritório de imigração em São Paulo, 600 brasileiros foram para Québec. Em 2009, o número cresceu 66,66% e chegou a mil brasileiros. A expectativa de Mascle é que, ao fim deste ano, 1.500 cidadãos do Brasil tenham ido para lá. São Paulo e Recife são as origens mais comuns desses imigrantes, mas não há dados específicos sobre Fortaleza.

A intenção é levar daqui profissionais qualificados, com curso de graduação ou de tecnólogo, explica Mascle. A prioridade é para adultos jovens, entre 18 e 35 anos.

Processo

De acordo com o assessor em Assuntos Internacionais, o processo desde o preenchimento do formulário de imigração demora em média de 12 a 14 meses. “76% dos brasileiros que vão ainda estão em Québec cinco anos depois”, diz Mascle.

O território da província canadense é cerca de quatro vezes maior que o do Ceará, mas a população é semelhante à do Estado, cerca de oito milhões de habitantes.

Entre as vantagens citadas por Mascle estão o fato de os brasileiros aceitos irem para Québec com visto de residência permanente, de o governo oferecer programa de colocação no mercado de trabalho e apoio no aprendizado da língua francesa, que é falada na província.

Palestras

No Ceará, o esperado é que as duas palestras contem com um cerca de 500 participantes. Entre os profissionais considerados mais necessários na província de Québec estão enfermeiros, químicos, engenheiros (civil e de alimentos), contadores e os trabalhadores da área de Tecnologia da Informação (TI). A palestra do dia 27 de agosto será realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC), às 18h45, no auditório da Reitoria. No dia 30 de agosto, no mesmo horário, a palestra será na Universidade de Fortaleza (bloco A, auditório A-01).

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 19/08/10