Primeiro do continente está no Cariri

18 de agosto de 2010 - 11:47

Juazeiro do Norte. O Geopark Araripe traz o mérito de ser o primeiro criado no Hemisfério Sul e do continente americano, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Atualmente, é referência para os geoparks que estão sendo idealizados na América Latina. Está previsto para ser realizado em novembro próximo, no Cariri, a Conferência Panamericana de Geoparks, que atrairá dezenas de pesquisadores para a região. O anúncio foi feito recentemente pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitec), René Barreira.

O projeto tem difundido o Cariri e o Ceará e foi reconhecido com o selo da Unesco em 2006. Passará por uma reavaliação este ano. Uma equipe da instituição internacional virá a região, no intuito de realizar a inspeção nas áreas que compõem o geopark, que inclui seis municípios do Cariri, onde estão localizados dez geossítios, na Bacia Sedimentar do Araripe, numa área de mais de 5 mil km. O reconhecimento veio da importância científica geológica e paleontológica.

O geopark guarda uma das maiores reservas de fósseis do período cretáceo do mundo e uma fauna e floras praticamente inexploradas. Os focos de atuação dos trabalhos estão centrados no geoturismo, geoeducação e a geoconservação. O selo da Unesco poderá ser revalidado, caso o local seja aprovado quanto à infraestrutura, levantamentos topográficos e históricos. O Geopark Araripe foi inserido na rede internacional do setor e reconhecido como patrimônio da humanidade, por ser o primeiro do Hemisfério Sul. No mundo, já foram registrados cerca de 57 geoparks, a maioria na Europa e China.

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Regional
Data: 18/08/10