Apoio à inovação ganha incentivo de R$ 98 milhões

10 de agosto de 2010 - 12:09

Novos editais buscam ampliar a capacidade e competitividade na área empresarial da indústria cearense

Desmitificar o conceito, romper com o pré-conceito e o receio da inovação tecnológica no Estado e no País, e promover a aproximação das universidades, institutos de pesquisas com as empresas, são alguns dos desafios que ainda permeiam o setor industrial. Como forma, portanto, de romper com essa “parede invisível” e ampliar a competitividade empresarial, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o BNDES, CNI e o Sebrae lançam nos próximos dias, dois editais no valor de R$ 98 milhões, para formação de núcleos estaduais e setoriais de apoio à inovação.

Os novos editais foram anunciados na noite de ontem, pelo presidente da Federação das Indústrias do Ceará, RoberBarreira cultural

Palestrante da noite, o vice-presidente da Associação nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Guilherme Marco de Lima, destaca que as empresas brasileiras começam aos poucos a romper a inércia tecnológica e a investir em inovação. Ele ressalta porém, que no Norte e no Nordeste, menos de 10% das empresas investem em inovação no seus processos produtivos. “E se compararmos o Brasil com os Estados Unidos, vimos que os investimentos são ainda muito insignificantes”, alerta..

Para ele, a inércia de muitos é decorrente do receio, “cultural, de aproximação das empresas com as universidades e vice-versa. “Sem essa aproximação, tanto a academia, como as empresas perdem, porque essa barreira termina por tornar o país menos competitivo”, ressalta Guilherme de Lima.

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 10/08/10