10 anos para o mundo não secar

10 de agosto de 2010 - 12:18

Com quase metade da superfície do planeta seca, ONU lança Década de Combate à Desertificação na abertura da ICID. A ideia é não deixar a Terra virar deserto.

Em menos de uma semana, o mundo estará em Fortaleza. Se você já espera ansioso pela Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil será o centro das atenções globais, fique sabendo que nossa cidade já o será ainda neste mês.

Não se engane: pode não parecer (a divulgação anda meio fraca, é verdade) mas a partir da próxima segunda-feira, 16 de agosto, representantes de cerca de 90 países estarão reunidos aqui com o mesmo objetivo: cuidar dos áridos e semiáridos (e) da Terra, núcleos de desertificação. E o Ceará está imerso num deles, a Caatinga.

Em nossa humilde cidade acontecerá a II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Áridas e Semiáridas, ou simplesmente ICID 2010. Três continentes estarão reunidos no Centro de Convenções a partir de segunda próxima: Ásia, África e América do Sul.

“Ah, só tem coadjuvante aí” – você pode estar pensando, acostumado a ver o mundo segundo os cifrões da economia. Mas são nessas regiões que a raça humana mais se concentra. Segundo dados levantados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, dos 6,8 bilhões de seres humanos, 5,5 bilhões aglutinam-se nesses continentes. Bem, somos mais de 80% da população humana. E ainda: estudos recentes indicam que as terras secas do globo correspondem não somente a 41% da superfície da Terra, como abrigam também 2,1 bilhões de pessoas. Uma a cada três plantações cultivadas no mundo e 50% do gado estão lá – ou melhor, aqui.

Uma década para as terras secas.

Tamanha é a importância da ICID 2010 para o mundo que a ONU decidiu lançar oficialmente, na sua solenidade de abertura, a Década das Nações Unidas sobre Desertos e de Combate à Desertificação. A desertificação – que tanto abordamos aqui em O Estado Verde – pode ser definida como a degradação das terras secas, ou sua transformação em deserto. Esse fenômeno atinge, segundo a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países, e impacta sobre 44% dos sistemas de cultivo mundial.
O objetivo da Década é conscientizar o mundo sobre as dimensões alarmantes da desertificação em todo o planeta. Serão promovidas ações de cooperação entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, e entre os setores público, privado e sociedade civil, na elaboração de políticas de prevenção e de adaptação às mudanças climáticas nas áreas consideradas de risco.

O lançamento global, na abertura da ICID, será conduzido pelo secretário executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), Luc Gnacadja, na presença dos ministros do Meio Ambiente do Brasil, da Suíça, do Niger, de Burkina Faso, do Senegal e de Cabo Verde, além do governador do Ceará, Cid Gomes, e do diretor da ICID 2010, Antônio Rocha Magalhães, e diversas autoridades envolvidas na agenda de combate à desertificação.

 

 

Fonte:
Jornal O Estado-CE
Editoria: O estado verde
Data: 10/08/10