Conselho consultivo para sustentabilidade

9 de agosto de 2010 - 11:01

Se antes as ordens vinham de cima, a ideia agora é ouvir primeiro as demandas das secretarias estaduais. É com esse objetivo que o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) cria Conselho Consultivo de Representação Regional, que vai ter o Nordeste como região piloto.

O novo órgão foi apresentado, ontem, aos secretários de Ciência e Tecnologia dos nove estados nordestinos na Capital, em Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Com previsão para funcionar a partir de setembro deste ano, o Conselho Consultivo vai participar das formulações de novas políticas da área para o desenvolvimento sustentável do semi-árido da região, partindo de diálogo direto entre secretarias e ministérios.

“O Conselho é uma espécie de Pac (Plano de Aceleração do Crescimento) da Ciência”, compara o coordenador geral da representação regional do MCT para o Nordeste, Ivon Fittipaldi.

Presidido pelo MCT, o Conselho será formado por representantes da Confederação Nacional das Indústrias, das secretarias estaduais e de órgãos como a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Fórum também discutiu sobre os investimentos para implantação e modernização dos Centro Vocacionais Tecnológicos (CVTs).

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com o Consecti, deve aplicar 1,5% de seus recursos em Ciência e Tecnologia, especialmente em projetos dos CVTs.

Para este ano, essa porcentagem equivale a R$ 20 milhões. A verba só pode ser liberada depois das eleições e quando as secretarias apresentarem projetos definidos. (Luar Maria Brandão)

Fonte:
Jornal O POVO