Prazo para participar do Prêmio Péter Murányi 2011 vai até 15/8

6 de agosto de 2010 - 15:45

Autor da melhor pesquisa, focada em desenvolvimento científico e tecnológico, ganhará R$ 150 mil, troféu e diploma

As instituições convidadas para integrar o colégio indicador do Prêmio Péter Murányi 2011 devem manifestar até o dia 15 próximo o seu interesse em indicar até dois trabalhos científicos para concorrerem à premiação. No total, foram convidadas mais de 1.000 instituições entre brasileiras e do exterior (veja aqui a relação completa). No caso das universidades, não apenas a reitoria, mas as unidades universitárias também poderão fazer indicações.

Depois do envio do aceite para participar do colégio indicador, as instituições terão até o dia 30 de setembro para encaminhar a documentação necessária para concorrer ao Prêmio. Eles deverão ter como foco o desenvolvimento científico e tecnológico, ser inovadores, ter aplicabilidade prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte do globo, especialmente a brasileira.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão, composta por especialistas na área de desenvolvimento científico e tecnológico, que escolherá três finalistas. Em uma segunda etapa, os três trabalhos selecionados serão submetidos a um júri que, por meio de voto secreto, escolherá o vencedor.

Em sua 10ª edição, o Prêmio Péter Murányi 2011 dará ao vencedor R$ 150 mil, além de troféu e diploma. Os dois outros trabalhos finalistas receberão um diploma de menção honrosa pela participação. A cerimônia de premiação ocorrerá em abril de 2011, em São Paulo.

Promovido pela Fundação Péter Murányi, o Prêmio Péter Murányi é concedido anualmente e de modo alternado a pesquisadores atuantes em quatro áreas: desenvolvimento científico e tecnológico; alimentação; educação; e saúde. O prêmio tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  Saiba mais em: www.fundacaopetermuranyi.org.br

Sobre a Fundação Péter Murányi
– A Fundação e o Prêmio Péter Murányi foram idealizados e concebidos pelo empresário e filantropo húngaro, naturalizado brasileiro, Péter Murányi. Falecido em 1998, Murányi manifestou em seu testamento o desejo de criar uma Fundação que concedesse anualmente um prêmio a pessoas físicas ou jurídicas, além de entidades públicas ou particulares, de qualquer parte do mundo, que se destaquem por descobertas científicas que beneficiem o desenvolvimento e o bem-estar social das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte.   

Em 1999, a esposa e os filhos de Murányi criaram a Fundação com seu nome. Em 2002, a primeira edição do prêmio foi entregue ao médico e farmacólogo brasileiro Sérgio Henrique Ferreira, da USP de Ribeirão Preto. O pesquisador identificou no veneno da jararaca agentes capazes de tratar males como a hipertensão e a insuficiência cardíaca, o que possibilitou o desenvolvimento do Captopril, um dos mais importantes medicamentos usados no mundo no tratamento da hipertensão.

Nos anos seguintes foram premiados trabalhos como o de desenvolvimento de uma variedade de feijão resistente ao vírus causador de uma doença que provoca a destruição de lavouras, conhecida como “mosaico dourado”, e de mamonas que apresentam elevada produtividade mesmo em condições adversas para produção de biocombustível. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Prêmio Péter Murányi