Passeio Público oferece internet sem fio gratuita

4 de agosto de 2010 - 11:55

O local é a primeira praça a disponibilizar, na Capital, o serviço de banda larga para todos os seus frequentadores

Uma das mais tradicionais praças de Fortaleza, o Passeio Público, no Centro da Cidade, vai oferecer aos seus visitantes acesso gratuito à internet de banda larga sem fio. Ao mesmo tempo em que aprovam a chegada da tecnologia, a população teme pela segurança dos aparelhos eletrônicos que usam para acessar a internet.

Equipamento cultural do Município, mantido e requalificado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), é a primeira praça a disponibilizar, na Capital, esse serviço sintonizado com os novos tempos. A ideia da iniciativa é estimular o fluxo de visitantes no local e ampliar as possibilidades de interação entre as pessoas e o lugar.

Sem obstáculo

A navegação está disponível para qualquer pessoa desde o fim de julho. Basta chegar, sentar num dos bancos da praça, ligar o computador e começar a usufruir do serviço. A internet sem fio oferecida possui uma velocidade de conexão de quatro megabytes e pode ser acessada por celulares, notebooks, netbooks e smartphones com adaptador wireless interno ou placa de rede sem fio. “O que se pretende é oferecer novas oportunidades aos frequentadores do Passeio Público e atrair ainda mais pessoas para o logradouro”, explicou a coordenadora do Passeio Público, Renata Onofre.

Ela ressaltou que o objetivo é possibilitar a navegação na internet ao ar livre, em um lugar diferente, cheio de história e representatividade para a cidade de Fortaleza.

O locutor Kell Costa disse não aconselhar ninguém a usar seu notebook ou smartphones na praça. “Aqui, precisa de mais segurança, pois sempre passam algumas pessoas que não parecem ter uma boa índole. Isso assusta a população”. Ele contou que já estava há um bom tempo sentado num dos bancos da praça, mas ainda não tinha visto nenhum policial na área. “A ideia da internet é ótima, mas não adianta deixar o espaço desprotegido”.

Já a fotografa Delfina Rocha estava trabalhando na praça usando o seu notebook. “Eu utilizo o meu computador sem problemas, pois estou com toda uma equipe aqui. Mas, se estivesse sozinha, teria bastante receio”, afirmou.

Guardas

Uma guarda municipal, que se identificou apenas por Milvânia e trabalha no local, informou que, todos os dias, um efetivo de dois guardas protege o logradouro por 12h, das 6h30 até as 18h30. Neste último mês, um teste foi feito, com mais um guarda incorporado ao efetivo.

Com a internet de banda larga começando a ser distribuída gratuitamente, as lan houses do Centro da cidade começam a temer a redução no número de seus usuários.

Antonia Dieneses administra um desses locais. Ela explicou que, por dia, passam pelo seu estabelecimento cerca de 20 ou 30 pessoas. “Por aqui, sempre temos um público muito bom. A procura pelo uso da internet é intensa”, comentou.

Dieneses afirma que será complicado a lan house disputar usuários com a internet de graça presente nas praças. “É bom para a população e ruim para nós que trabalhamos com esse tipo de serviço”.

Fonte:
Diário do Nordeste