Produto reciclado gera renda

2 de agosto de 2010 - 12:16

Jovens participam de projeto que recicla computadores e acessórios para gerar emprego e renda

Tauá – Você já ouviu falar em metareciclagem? Trata-se do recondicionamento de computadores a partir de equipamentos danificados e em desuso. Nada mais nada menos do que o reparo e reaproveitamento daquele computador velho, que grande parte das pessoas tem em casa e não sabe o que fazer com ele. E além de reciclar, metareciclar é transformar este equipamento que está sem utilidade e levá-lo para funcionar em projetos sociais ou, caso não exista mais conserto para ele, transformá-lo em outros objetos, como chaveiros, lixeiras, entre outros.

Em Tauá, nas dependências do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) vem acontecendo este trabalho, que é uma ação inovadora e pioneira no Ceará. Os participantes do projeto Incubadoras Digitais estão recondicionando computadores a partir de equipamentos danificados.

Estes equipamentos estão sendo destinados ao uso nos quiosques digitais, uma espécie de mini lan houses espalhadas pelos bairros da cidade, ou doados. Além dos computadores, os jovens estão criando outros produtos, como chaveiros e lixeiras ecológicas, produzidos a partir de monitores, aparelho de áudio com fontes de energia, leitores de CD e caixas de som.

A iniciativa ocorreu em uma recente capacitação na área de manutenção de computadores realizada para jovens do Município, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, de Tauá.

No desejo de criar um mercado diferenciado, os estudantes e professores tiveram a ideia de realizar a metareciclagem, que é uma atividade conhecida em todo o mundo, mas ainda com poucas empresas atuando de fato. “É uma ação saudável, pois impedimos que muitos equipamentos tenham como destino o lixo e prejudicar o meio ambiente, ao tempo em que geramos ocupação para os jovens”, diz o secretário municipal, Elvis Naciel, um dos incentivadores da atividade. Cinco jovens compraram a ideia. Foram em busca de doações e conseguiram inúmeros equipamentos, que estavam sem uso em vários órgãos e instituições da cidade. Os jovens abriram uma microempresa e aguardam a formalização para começarem a atuar no mercado de Tauá e de toda a região.

Conscientização

Trabalhos de divulgação estão sendo realizados nas escolas e residências da cidade buscando a conscientização das pessoas sobre a reciclagem e novas doações. A intenção é ampliar o trabalho com a metareciclagem também de celulares e de outros equipamentos eletrônicos. A proposta da Secretaria é, em breve, deslocar o trabalho para um prédio próprio, que segundo o secretário, já está sendo providenciado. “Em parceria com o projeto Mata Branca e empresas de informática, em Fortaleza, montaremos um laboratório e capacitaremos mais jovens a fim de envolvermos mais pessoas nesta ocupação”, diz o secretário.

Doação

As pessoas, órgãos e empresas que desejarem fazer doações de equipamentos queimados, mouses, teclados, monitores, qualquer equipamento de informática danificado ou sem uso, devem manter contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Tauá, através do telefone, que os equipamentos serão coletados. O secretário, inclusive, informa que doações maiores vindas de outros municípios do Estado e da capital serão também coletadas, basta fazer o contato telefônico.

Fique por Dentro
Metareciclagem

Metareciclagem surgiu em 2002 e é uma rede organizada, a partir de filosofia com mesmo nome, que atua no desenvolvimento de ações de apropriação e desconstrução de tecnologia, de maneira descentralizada e aberta, propondo uma transformação social. No Brasil, a rede começou em São Paulo, numa parceria com a ONG Agente Cidadão, como um projeto de captação e remanufatura de computadores usados que, posteriormente, foram distribuídos para outros projetos sociais. Em crescente expansão pelo mundo, a rede recebe computadores e peças de artigos eletrônicos de segunda mão, que são usados para montar laboratórios de informática, onde são instalados programas de computador com licença livre, para ensinar a sociedade a aproveitar melhor a tecnologia, utilizando-a para diversos fins. É, também, estimulado o uso da internet para criar ambientes de circulação da informação com os projetos socialmente engajados.

Fonte:
Diário do Nordeste