Geopark recebe visita técnica

26 de julho de 2010 - 09:39

Além do Geopark Araripe, a equipe do MIN visitou vários locais turísticos de Juazeiro, Crato e Santana do Cariri

Juazeiro do Norte.Uma equipe do Ministério da Integração Nacional (MIN) e das Secretarias das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realizou uma série de visitas esta semana a equipamentos turísticos dentro da área do Geopark Araripe. Também recebeu visita técnica a construção da sede administrativa do projeto.

O grupo realizou reuniões para verificar as potencialidades e necessidades dos diversos setores, voltados ao desenvolvimento regional. Há possibilidades de mais investimentos na região, por parte do MIN, principalmente no sentido de melhor equipar o prédio próprio do Geopark, que deverá ser inaugurado até outubro deste ano.

A construção foi iniciada em março, na cidade do Crato, no Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (Urca). Estão sendo investidos em equipamentos e na obra R$ 778 mil. Desse montante, o prédio de 441 metros quadrados leva R$ 500 mil. Os técnicos realizaram várias avaliações, por meio de reuniões junto à equipe multidisciplinar do Geopark e da Urca. Na ocasião, foi apresentado pela geóloga do projeto, Flávia Lima, todas etapas desenvolvidas pelo projeto até o momento, e hoje, como atua a equipe, principalmente tendo foco as principais potencialidades regionais. A sede contará com uma sala multiuso (auditório para cem pessoas), sala de exposição, sala de reuniões, diretoria, área de acesso para portadores de deficiência e sala técnica. Também será adquirido um veículo por meio do convênio firmado.

São seis cidades do Cariri incluídas no Geopark, com a identificação de dez geossítios, onde estão sendo trabalhados principalmente três focos: o geoturismo, geoeducação e a geoconservação das áreas. A secretária Nacional de Programa Regional do MIN, Márcia Damo, afirma que hoje a região é prioritária na política nacional de desenvolvimento nacional. “Temos algumas regiões, denominadas mesorregiões que são prioritárias nessa política”, diz.

O Cariri está sediado na área da Meso Araripe, dentro de um programa de desenvolvimento que integra várias regiões do Brasil. As principais potencialidades das localidades incluídas nessa política nacional estão sendo trabalhadas por meio diversos projetos. Segundo a secretária, a vinda da equipe teve como objetivo verificar algumas ações que estão sendo desenvolvidas na região.

Ela afirma que a construção da sede do Geopark foi priorizada por meio de um convênio firmado junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Márcia Damo afirma que a obra está tendo o andamento dentro do prazo e a expectativa é de que fique pronta até o fim de setembro, com todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento. Em novembro, após o período eleitoral, a secretária afirma que deverá vir uma equipe do Ministério para inaugurar a obra e deixá-la em condições de ser utilizada.

A iniciativa de investimento do projeto aconteceu após análise de projetos, verificando a obra como prioritária para o andamento dos trabalhos do Geopark e a partir daí foi feito um programa de necessidades. “Temos uma obra com algumas salas que vão acolher os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, e ao lado de uma universidade que tem dado todo o apoio ao projeto”, diz ela.

A equipe do Ministério visitou o Horto, o Centro de Cultura Mestre Noza, e Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte; no Crato, o atual escritório do Geopark Araripe, a Urca; em Santana do Cariri, o Museu de Paleontologia; e em Nova Olinda, a sede da Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Cariri. Márcia Damo destacou a potencialidade do projeto e afirma ter ficado impressionada com o trabalho que é feito no local. “Temos que dar muito mais conhecimento e visibilidade no Brasil. É um trabalho para ser replicado em nível de Brasil”, ressalta.

Todas essas visitas, conforme a secretária, foram importantes no sentido de verificar outras ações que possam ser desenvolvidas na região, com o aporte de mais recursos do MIN. “Temos a finalidade também de identificar e prospectar algumas ações que possam ser apoiadas pelo Governo Federal”, completa, ao ressaltar a importância das parcerias para o desenvolvimento, por meio do Ministério, numa área considerada de prioridade nacional.

Apoio

“A finalidade da visita foi identificar a prospectar algumas ações que possam ser apoiadas”

MÁRCIA DAMO
Secretária Nacional de Programa Regional do MIN