Criação da UTD é um marco para o Sistema de C&T e Educação do Estado

21 de julho de 2010 - 11:37

Secretário René Barreira ressalta importância da Universidade do Trabalho Digital durante solenidade de Instalação do equipamento, dia 16/07

Com os objetivos de oferecer qualificação profissional gratuita e de qualidade na área de TIC bem no centro da cidade, é que a Universidade do Trabalho Digital (UTD) foi criada pela Secitece. A solenidade de instalação do equipamento, que irá funcionar a partir de agosto no prédio do Cine São Luiz, aconteceu nesta sexta-feira (16/07), às 10 horas, no Palácio Iracema.

Estiveram presentes no evento o titular da Secitece, René Barreira, o presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, José de Freitas Uchôa; o secretário da Casa Civil, Pedro Castelo, o vice-reitor da Uece, prof. Antonio de Oliveira Gomes Neto, o diretor de Ciência e Tecnologia da Fiec, Lima Matos, e o presidente da Etice, Fernando Carvalho, além de outros nomes da área governamental e de educação, bem como representantes envolvidos no sistema de Ciência e Tecnologia do Estado.

Odorico Monteiro iniciou a fala ressaltando que o papel na extensão tecnológica realizado pelo Centec no interior, também poderá ser visto na capital, com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), inaugurados este ano, e agora na UTD, que segundo Odorico, “complementa a rede de formação em TI”.

O Instituto Centec é responsável pela execução de 30% dos projetos da UTD, através de convênio firmado com a Secitece. Instituições públicas e privadas de ensino profissional e superior, qualificadas como de excelência na área de TIC serão responsáveis pelos 70% dos projetos restantes, sendo selecionadas pelo Centec por meio de edital que foi lançado no dia do evento.

Já o secretário René Barreira compreende a criação da UTD como marco para o Sistema de C&T e Educação Superior, Técnica e Profissional do Estado, tendo importância estratégica para a área de Tecnologia da Informação (TI). “Enfrentamos no Ceará um grande desafio: qualificar e capacitar mão-de-obra em todos os níveis, tanto para os projetos estruturantes – refinaria e siderúrgica – como também para o agronegócio, cultura, comércio e serviços”.

Até o final deste ano, mais de 800 pessoas deverão receber formação gratuita pela UTD na área de TI. Para tanto, a Secitece já investiu R$ 4,1 milhões. Os primeiros cursos da UTD receberam inscrições até o fim na semana passada, e foram priorizadas entre alunos de Instituições de Ensino Superior (65 vagas), alunos ou egressos do programa E-jovem e alunos das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP (260 vagas).

Os comerciários do Centro da cidade também serão capacitados, através de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Posteriormente, a Secretaria quer levar também cursos da UTD ao interior do Estado, utilizando as ferramentas de educação a distância.

René considera ainda como “inovadoras e um avanço no desafio da qualificação e capacitação no Estado” iniciativas como a construção dos Campi Multi-institucionais de Itapipoca e Iguatu, pois irão integrar num mesmo local universidades estaduais e Faculdades Tecnológicas, reforçando a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de nível superior no interior. O secretario mencionou também a construção no Pecém do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), que oferecerá formação de mão de obra básica e continuada para atender as demandas da refinaria e siderúrgica e termoelétrica, com expectativa de capacitar 12 mil pessoas por ano, a partir do final de 2010.