Começam obras da Cidade Universitária

20 de julho de 2010 - 12:31

A obra vai oferecer moderna infraestrutura com dezenas de salas de aula, auditório, ginásio, anfiteatro e laboratórios

Iguatu. Começou a construção do campus multi-institucional que vai abrigar a Faculdade de Tecnologia (Fatec), de Iguatu, cursos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), ligada à Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Regional do Cariri (Urca). A unidade é denominada popularmente como Cidade Universitária e o modelo “multicampi” é único no Ceará. Serão investidos R$ 13 milhões na obra que vai oferecer moderna infraestrutura com dezenas de salas de aula, auditório, anfiteatro, laboratórios, ginásio poliesportivo, piscina coberta, reitoria, biblioteca, sala de videoconferência, áreas de lazer e de alimentação.

O campus será instalado numa área de 38 mil metros quadrados, localizada próximo ao Centro da cidade, onde funcionou a antiga Companhia Industrial de Algodão e Óleo (Cidao).

Demolição

Há uma semana que os operários realizam serviço de demolição e retirada de entulho. De acordo com o encarregado local da obra, Jhonys Bergson Gomes Dias, o canteiro de obra será instalado na próxima semana e o serviço de fundação e edificação começa por etapa.

A obra deveria ter começado no segundo semestre do ano passado, mas houve atraso no processo de licitação. A empresa responsável pela construção do campus é a Nível Construção. O prazo inicial de construção e finalização é de 180 dias, no entanto, em face do tamanho e complexidade do projeto, os trabalhos de edificação devem ser concluídos somente no fim do próximo ano.

Recentemente, a ordem de serviço foi assinada para construção da unidade. A Fatec de Iguatu vai ofertar cursos de nível superior para a formação de tecnólogos em gestão pública e gestão da tecnologia da informação, além de cursos técnicos nas áreas de suporte de informática e gestão de recursos humanos. Serão destinadas 45 vagas para cada curso. “A escolha desses cursos foi feita a partir de uma consulta à comunidade que avaliou a demanda regional”, explicou o presidente do Centec, Odorico Monteiro. Desde o ano passado que a região Centro-Sul vive a expectativa de início das obras da Cidade Universitária, na área da antiga indústria Cidao. O projeto de ofertar cursos nas áreas de ciências humanas, exatas e tecnológicas de três universidades estaduais distintas é inovador no Ceará.

A implantação da Cidade Universitária foi comemorada por centenas de estudantes e por autoridades locais. Surgiu a partir da proposta de implantação da Fatec nas antigas instalações da Cidao. A direção do campus da Urca, nesta cidade, solicitou a construção de uma sede própria anexa à Fatec. Em face desta demanda, o Governo resolveu ampliar o projeto, abrigando também os cursos ofertados pela Uece, por meio da Fecli.

Demanda

O diretor da Fecli, Eudênio Bezerra, espera que as demandas apresentadas sejam atendidas. “Sem dúvida, a unidade vai oferecer melhores condições de funcionamento dos cursos, numa edificação moderna”, frisou.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, lembrou a importância do campus multi-institucional para o desenvolvimento do Município e crescimento da oferta de cursos de nível superiores na região Centro-Sul. O presidente do campus da Urca, nesta cidade, Ivo Ferreira, disse que a Cidade Universitária oferecerá melhor estrutura para o ensino de nível superior no Centro-Sul. “Possibilitará ampliação de cursos e atrair um maior número de alunos. Poderá ser a base, a semente para a futura Universidade da Região Centro-Sul”.

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Fortaleza/CE
Capital