Secitece entrega Instituto de Inovação Tecnológica

30 de junho de 2010 - 15:57

Governador Cid Gomes diz que o IPDI é equipamento de formação profissional especializada

Dentro de três meses, pesquisadores de inovação tecnológica do vão dispor de mais um equipamento de estímulo à pesquisa científica. A Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), ontem, entregou a instalação do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI). O evento ocorreu no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo o presidente do IPDI, Lindberg Gonçalves, o instituto “será um grande conector entre o centro acadêmico e o industrial”. O instituto contribuirá para a competitividade do setor industrial local, estimulando a inovação tecnológica, por meio da interação entre pesquisadores de empresas, professores e alunos de universidades e institutos de pesquisa.

Com investimento de R$ 20 milhões em equipamento laboratoriais, infraestrutura e instalação, o IPDI atuará em sua primeira fase nas áreas de física de materiais, nanotecnologia, teleinformática e tecnologia industrial, metrológica e de precisão. A área construída de 2,7 mil m² tem capacidade para 70 pesquisadores que prestarão serviços a clientes de setores econômicos como telecomunicações, metalmecânica e siderurgia, de bem de capital, petroquímico e medicamentos.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o IPDI é parte de um desafio que o ministério está enfrentando de fazer com que a pesquisa não se concentre só na academia, mas que vá para as empresas. “O IPDI vai fazer interface. Por isso, mesmo não estando neste cargo (ministro do MCT) no próximo ano, garanto os investimentos ao instituto”, ressaltou.

Para o governador Cid Gomes, o Instituto de Pesquisa é parte “de um sonho de mais de quatro décadas”: trazer siderúrgica e refinaria para o Ceará. Nesse “sonho”, mais recentemente, aliou-se o projeto de construir um polo tecnológico de saúde.

Segundo Cid, no entanto, nada adiantaria trazer esses projetos se com eles vierem profissionais de fora. “Para garantir que o Ceará usufrua dos benefícios desses empreendimentos é fundamental que a gente forme daqui para trabalhar nos cargos gerados”.

 

 

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Economia
Data: 30/06/10