Acordo de cooperação

30 de junho de 2010 - 11:36

Durante a solenidade de instalação do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), ontem, no campus do Pici da UFC, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Governo do Estado para levar internet banda larga a mais de 29 universidades e institutos de pesquisa do interior do Ceará.

O acordo de cooperação mútua assinado pelo governador Cid Gomes e pelo ministro do MCT, Sérgio Rezende, tem por objetivo a interligação de campi de universidades e institutos tecnológicos no estado do Ceará, por meio da interiorização de conexões de alta capacidade do backbone* da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Backbone é o termo usados para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os usuários da Internet passam.

Fibras óticas

“A rede interligada de fibras óticas já é utilizada pelos órgãos do governo em Fortaleza e de institutos de pesquisa, como universidades estadual e federal e Embrapa. Agora, com o advento do Cinturão Digital, o Governo do Estado quer expandir essa parceria para o Interior”, explica o atual presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.

 

 

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Economia
Data: 30/06/10