UFC: 55 anos de expansão

28 de junho de 2010 - 12:06

A Universidade Federal do Ceará celebra hoje 55 anos de instalação. Nos últimos três anos, a instituição vive a expansão de cursos em mais áreas do conhecimento e no Interior. Sessenta e cinco mil profissionais já se formaram na universidade

O nome do fotógrafo já se perdeu. Mas o acervo da Universidade Federaldo Ceará (UFC) ainda guarda o registro do dia em que foi oficialmenteinstalada. Em “pomposa” solenidade no Theatro José de Alencar, comotambém guardou na memória O POVO do dia 25 de junhode 1955. Hoje, a instituição comemora o sentimento de maturidade e orecente crescimento, impulsionado pelo Programa de Reestruturação eExpansão das Universidades Federais (Reuni). Somente em 2010, 19 novoscursos iniciaram as aulas nos campi da UFC em Fortaleza e no Interior.Em 2007, a universidade ofertava 70 graduações. Este ano, são 101.

Opró-reitor da Graduação, Custodio de Almeida, ressalta que a UFC agoraconseguiu desdobrar em seus cursos todas as áreas do conhecimento. “Nãoquer dizer que ela tem todos os cursos. Nós temos hoje, no nível macro,todas as áreas do conhecimento”, explica. No Instituto de Cultura eArte (ICA), por exemplo, foram criados este anos os cursos de ArtesCênicas, Cinema e Audiovisual e Gastronomia. A partir de 2011, haverátambém uma graduação em Dança.

Se, em 2007, a UFC oferecia4.045 vagas no vestibular, deve disponibilizar 6.240 vagas em 2011, pormeio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as notas do ExameNacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com Custódio de Almeida, oreforço financeiro disponibilizado pelo Governo Federal no Reuni seráde R$ 260 milhões, no período de 2008 a 2011. Os recursos incluem R$ 80milhões para investimentos em obras e equipamentos. O restante vai parao custeio das atividades ampliadas pela universidade, desde o consumode energia ao pagamento de bolsas.

Custódio de Almeidaavalia que a UFC avançou em maturidade: sabe com mais clareza de seuspropósitos, problemas e desafios. Um deles é consolidar a expansãoexecutada nos últimos três anos em Fortaleza e em outros municípios.“Tem a ver com a qualidade do trabalho, do ensino, da pesquisa, daextensão, da gestão, da sintonia com a sociedade, com o mundo dotrabalho. Com as necessidades sociais, que muitas vezes não sãodemandas do mercado de trabalho, mas que a universidade tem a obrigaçãode fomentar”, complementa.

Atualmente, a UFC tem cerca de 3mil estudantes em cursos presenciais no Interior, além de mais 5 mil e500 nos semi-presenciais, com metodologia da educação à distância. Osnúmeros serão multiplicados à medida que os cursos novos forem formandomais turmas. Aos campi na região do Cariri e e Sobral, a UFC agregou em2007 um novo campus em Quixadá. Lá, a ideia inicial era criar maiscursos de licenciatura. Mas o que se forma hoje é um polo deconhecimento em tecnologia da informação.

A mudança deplanos, segundo o diretor do campus, Ciro Nogueira Filho, seguiu umademanda regional por cursos na área de computação. “Houve váriasaudiências públicas com trabalhadores, empresários e na câmara devereadores. Fizeram pesquisa nas escolas e foi unânime. Hoje a gentereconhece que eles tinham razão”. O diretor acrescenta que a Prefeiturade Quixadá vê a necessidade de uma legislação específica para oincentivo à fixação de empresas na área de software, depois das que jáchegam ao município.

Fonte:
Jornal: O POVO: