UECE lança o 1º Observatório de Violência contra Mulher no Brasil

24 de junho de 2010 - 15:10

O Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher lançam o primeiro Observatório de Violência Contra a Mulher – Observem no Brasil.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 23 de junho, às 9h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, e foi presidido pelo Reitor da UECE, Professor Assis Araripe. Fazendo parte da programação do lançamento do Observem, aconteceu o Seminário com o tema “Monitorando e Prevenindo a Violência contra Mulher” com a palestra da Gerente de Projetos da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, Taís Cerqueira.

Mesa Redonda – Monitorando e prevenindo a Violência contra a Mulher; Delegacia de Defesa da Mulher; Juizado da Mulher; Fórum Cearense de Mulheres; Defensoria Pública; Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.

Taís Cerqueira anunciou em audiência pública, que aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, no final do mês maio, o compromisso do presidente Luís Inácio Lula da Silva em aprovar o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Ministério das Mulheres. “Com um ministério voltado especialmente para criação de políticas de proteção e garantia dos direitos das mulheres nós teremos muito mais segurança de cobrar o cumprimento deles”, afirma Taís Cerqueira.

Segundo levantamento dos registros, 91% mulheres agredidas moram em zonas urbanas e 45% dependem financeiramente dos agressores. “Isso desmistifica a velha história de que as mulheres que sofrem violência geralmente são dependentes dos companheiros por isso suportam as agressões por algum tempo até encontrar forças para denunciar”, enfatiza Taís Cerqueira.
   
A Secretaria Especial trabalha embasada pela Convenção de Belém do Pará, desde 1994, que defende a mulher contra a violência física, doméstica, moral, sexual, patrimonial, psicológica, institucional, assédio sexual e ao tráfico de mulheres, com dimensão da política de prevenção, assistência, combate, garantia de direitos, rede de atendimento em conjunto com as parcerias de diversos ministérios, visando segurança, saúde e assistência social. Judicialmente, já são 15 defensorias especializadas espalhadas pelo país, 131 Centros de Referência e 63 varas adaptadas.
 
Segundo a coordenadora do Observatório de Violência Contra Mulher – Observem da UECE, professora pesquisadora Maria Helena de Paula Frota estarão presentes autoridades nacionais e locais para um inesgotável debate sobre o monitoramento e a prevenção à violência contra a mulher.

O Observem conta com o apoio do Governo Federal, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, dos Mestrados Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da UECE, do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.   

Fonte: Assessoria de Comunicação da UECE