Secretaria de C&T do Paraná elogia trabalhos em Inovação desenvolvidos pela Secitece

24 de junho de 2010 - 15:03

Os trabalhos desenvolvidos pela Secitece no que diz respeito ao apoio à Inovação no Estado foram objeto de elogio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O titular da pasta, secretário Nildo Lubke, se referiu especificamente ao encontro realizado pela Secitece, no último dia 11 de junho, que possibilitou a troca de experiências da RedeNIT do Paraná com as instituições que compõem a RedeNIT-CE.

Tal como o modelo do Paraná, a RedeNIT-CE deverá incluir em sua formação não apenas Instituições de Ciência e Tecnologia, mas também entidades parceiras. As ICTs somam atualmente 15 instituições. O Instituto Atlântico, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC) e a unidade da Fiocruz no Ceará unem-se a Uece, UVA, Urca, UFC, IFCE, Unifor, Centec, Nutec, Funceme, Embrapa, Senai e Padetec, já participantes da RedeNIT-CE.

A Secitece está a frente da RedeNIT-CE, como coordenadora sistêmica. A coordenação operacional, de caráter rotativo, fica atualmente a cargo da Uece, tendo sido o Nutec a primeira instituição a ocupar a coordenação. A Rede de Incubadoras do Ceará (RIC), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e o Sebrae deverão atuar como parceiros da RedeNIT-CE.

O trabalho desenvolvido com a RedeNIT-CE pela Secitece articula-se com outros programas de Inovação paralelos já existentes, tais como os de incentivo à formação de Pólos e Parques Tecnológicos,  o Apoio à Consolidação do Sistema Local de CT&I, à Cultura da Propriedade Intelectual e à Estruturação Competitiva de Arranjos Produtivos Locais (APLs).