MCT irá destinar R$ 11 milhões para apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica

24 de junho de 2010 - 14:14

A política de incentivo do Ministério foi um dos assuntos tratados na 6ª Reunião da RedeNIT-CE

Um edital de R$ 11 milhões está previsto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, visando apoio à implantação de novos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nas Instituições de Ciência e Tecnologia vinculadas ao Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). O recurso servirá também para estruturação dos NITs existentes nas ICT, por meio de arranjos institucionais.

A informação foi passada por Rubens Martins, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCT), que participou da sexta Reunião da RedeNIT-CE, realizada na última sexta-feira (11/06) na  Secitece.

Martins apresentou as ações do Ministério de incentivo aos NIT. “O apoio aos NIT é uma questão estratégica para o MCT”, afirmou. Martins não mencionou uma data prevista para o lançamento do edital, mas afirmou que já é uma ação certa do Ministério.

No encontro, também foram apresentadas as realizações da RedeNIT – Paraná e, particularmente, do NIT do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. O membro do Tecpar e agente de propriedade industrial, Marcus Zanon, veio especialmente ao evento para apresentar o caso do Paraná e trocar experiências com os integrantes da RedeNIT-CE. Dentre as realizações do estado na área estão oficinas, capacitação sobre propriedade intelectual, estímulo à incubação de projetos inovadores e levantamento de ofertas e demandas tecnológicas para o agronegócio.

A falta de visibilidade dos NIT dentro das instituições, o desconhecimento de como valorar a tecnologia e a geração de recursos próprios (sustentabilidade dos NIT) foram apontados como algumas dificuldades enfrentadas. Aloma Pessoa, coordenadora do NIT da Uece, sinalizou que as dificuldades e ações realizadas são “bem parecidas nos dois estados”.

Os participantes da 6ª Reunião da RedeNIT-CE também discutiram sobre a redação de patentes, questão proposta por Carla Araújo, do NIT do IFCE. A participação de professores e a interiorização das ações também estiveram na pauta como iniciativas de grande importância para o fortalecimento dos NIT.

Teresa Mota, secretária adjunta da Secitece, ressaltou a presença maciça de representantes da RedeNIT-CE, que hoje conta com 15 instituições participantes: Uece, UVA, Urca, UFC, IFCE, Unifor, Centec, Nutec, Funceme, Embrapa, Senai, Padetec, Instituto Atlântico, FioCruz (unidade do Ceará) e ITIC. A Rede de Incubadoras do Ceará (RIC), o Instituto Titan e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) também estiveram presentes no encontro.