Estudantes cearenses são premiados em competição internacional de Matemática

24 de junho de 2010 - 12:03

Três estudantes do Ceará foram premiados na  21ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada na cidade de  Águas de São Pedro, em São Paulo, entre os dias 13 e 19 de junho. João Lucas Camelo Sá, Gabriel Militão Vinhas Lopes e Caíque Porto Lira, todos de Fortaleza, obtiveram, respectivamente, medalhas de ouro, prata e bronze.  Maria Clara Mendes Silva de Pirajuba, Minas Gerais, também conseguiu uma medalha de prata. Esse ano, 32 estudantes representando as delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai participaram da competição.

O evento visa proporcionar uma oportunidade para os participantes de demonstrarem suas habilidades em Matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos entre estudantes de Ensino Médio de diversos países latinoamericanos. Para participar da competição, o aluno não pode ter completado 16 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano anterior à realização das provas.  As delegações são compostas por quatro estudantes e dois professores.

Histórico da competição
Em 1988, foi realizada, em Montevidéu, no Uruguai, a primeira Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que contou com participantes de quatro países. Essa é a 4ª edição realizada no Brasil. As cidades de Petrópolis – RJ (1993), Salvador – BA (1998) e Fortaleza – CE (2002) já sediaram o evento. Desde sua primeira participação, o Brasil conquistou 77 medalhas, sendo 19 de ouro, 30 de prata e 28 de bronze.

A delegação brasileira é selecionada durante a Olimpíada Brasileira de Matemática, um projeto da Sociedade Brasileira de Matemática, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que conta com  apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).

O Ceará nas competições

Nos últimos anos, o  Ceará tem se destacado em competições relacionadas às áreas de Matemática e Química. Recentemente, Francisco William Pereira Marciano, aluno egresso do curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi selecionado entre os cinco finalistas da modalidade Iniciação Científica do concurso de trabalhos do 19° Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (Sinape).

Sob orientação dos professores  Juvêncio Santos Nobre e Sílvia Maria de Freitas, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC, ele submeteu o trabalho “Principais tipos de resíduos utilizados na análise de diagnóstico em Modelos Lineares Generalizados com  aplicações para os modelos: Poisson, ZIP e  ZINB”.  O resultado final será divulgado durante o simpósio, que será realizado entre os dias 26 e 30 de junho em São Pedro, cidade do interior de São Paulo. 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap