UFC vai capacitar professores

22 de junho de 2010 - 11:44

Os profissionais da rede pública vão discutir sobre qual a melhor forma de preparar os alunos para o exame

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) firmaram uma parceria para capacitar professores da rede pública estadual sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa tem orçamento estimado em R$ 7 milhões e deve fazer a capacitação de mais de 30 mil professores.

As jornadas reúnem professores da educação básica de diversos municípios, concentrando, em uma única cidade, atividades de esclarecimento e sensibilização. As jornadas devem acontecer em todos as coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) até amanhã.

Segundo a articuladora da coordenadoria de Desenvolvimento das Escolas Estaduais da Seduc, Hernita Carmem, a parceria entre as duas instituições já existe desde da adesão da universidade ao exame, com o projeto “Enem na escola”. As jornadas, que fazem parte desse projeto, têm como objetivo se aproximar e conversar com os próprios professores.

“O nosso trabalho agora é mais aprofundado. Explicamos aos professores sobre as matrizes do Enem, a ideia é discutir sobre as mudanças no novo exame”, disse Carmem.

Ela explicou, ainda, que as jornadas serão feitas juntamente com os 1.700 professores coordenadores de cada área em todo o Estado. “Esses são professores que estão nas salas de aulas, mas também têm tempo para passar o que aprenderam, na jornada, para os demais companheiros da categoria. Eles vão ser multiplicadores”, afirmou Hernita Carmem.

O aprendizado se dará através da metodologia de aprendizagem cooperativa, a mesma utilizada pelo Programa de Educação em Células Educacionais (Prece) da UFC.

Além das jornadas, o projeto prevê, ainda, outros eixos de atuação. Como a elaboração de material didático, a implantação de um programa de desenvolvimento docente e a construção de uma plataforma virtual composta de site, blog, lista de discussão, simulador de questões e acervo de textos.

“É importante desenvolver todas essas atividades sistemáticas para que os alunos possam aprender mais e de formas diferentes”, comentou a articuladora da coordenadoria.

Com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes e para a difusão das informações sobre o Enem, o Diário do Nordeste lançou o projeto Desafio Enem 2010 – Superação Jovem. Todas as quintas-feiras, o jornal circula com um novo fascículo sobre um assunto.

Fórum
O material é elaborado por oito dos mais renomados pedagogos do Estado, que também gravaram 20 aulas de apoio, veiculadas no Portal Verdes Mares. Pela internet, é possível também participar de um fórum no qual os professores tiram dúvidas e discutem as questões. Ao longo da programação da Rádio FM 93, um tira-dúvidas vai ao ar abordando temas referentes às provas e aos fascículos.

Fonte:
Diário do Nordeste