Inovação tecnológica colabora no crescimento da indústria na construção civil

22 de junho de 2010 - 16:20

Inserido no sistema local de tecnologia e inovação, o NUTEC contribui para o controle tecnológico do setor

Segundo o Sindicato da Construção Civil do Ceará – Sinduscon-Ce, atualmente, o segmento emprega 35 mil pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza, e as projeções, até o fim do ano, é de aumentar ainda mais a quantidade de vagas, demonstrando assim que a construção civil local tem retomado o rumo do crescimento. A comprovação disso é a quantidade de empregos formais gerados neste ano, bem próximo do recorde de 1998, quando foram disponibilizados 37 mil postos de trabalho na Região Metropolitana de Fortaleza RMF. O avanço no setor é atribuído aos investimentos em infraestrutura, à maior facilidade de crédito e ao déficit habitacional elevado.

A indústria da construção civil tem como aliado ao seu crescimento os avanços tecnológicos registrados há décadas, que reduzem o desperdício dos canteiros de obras, estimados em 40%, como decorrência do manejo irracional de insumos básicos. Contudo, essas inovações, embora tímidas para a dimensão dos empreendimentos, pouco são aproveitadas convenientemente, perdurando ainda as práticas resultantes dos métodos conservadores de produção.

Inserida no sistema local de tecnologia e inovação, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC contribui para o controle tecnológico da construção civil, através da Divisão de Materiais – DIMAT. O engenheiro civil do NUTEC, Roney Sérgio, destaca que controle tecnológico é responsável pela melhoria do padrão de qualidade do produto final, de acordo com as normas técnicas.

A Divisão de Materiais – DIMAT busca oferecer alternativas e soluções na avaliação e controle tecnológico de processos, materiais e produtos na área de construção civil, através da realização de ensaios físicos em concreto, aço para construção, cerâmica, rochas ornamentais, pré-moldados etc.

Assim, o setor da construção civil e a população são beneficiados através da confiabilidade e segurança dos materiais, produtos e equipamentos utilizados pela sociedade. Dessa forma, o NUTEC busca estimular a capacidade de inovação das empresas de forma a fornecer aos projetistas e construtores dados que garantam maior durabilidade e segurança na aplicação desses materiais.

A Divisão de Materiais do NUTEC atua em obras de construção civil e empresas produtoras de materiais pertinentes a este setor produtivo, executando os seguintes serviços: diagnóstico patológico em obras civis, racionalização de métodos construtivos, avaliação de desempenho de componentes de edificações, perícias e laudos para estruturas, certificação de qualidade de materiais e serviços e pesquisas de novos materiais.

Disseminação da inovação tecnológica

Outra forma de atuação da Divisão de Materiais na disseminação da cultura de inovação tecnológica no setor da construção civil é através do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará – INOVACON, que vem contribuindo significativamente para o avanço tecnológico das empresas no tocante à gerência (administrativa, contábil e imobiliária), controle tecnológico dos materiais e serviços, planejamento e controle de produção e segurança do trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do NUTEC