Projeto estimula ações de combate à desertificação

17 de junho de 2010 - 11:54

Agricultores de Independência, no Sertão cearense, desenvolvem práticas de preservação do meio ambiente evitando o aumento da desertificação

O uso de agrotóxicos, herbicidas, venenos foi abolido. A derrubadade árvores e as queimadas também. No lugar, começaram a ser utilizadasas matérias primas produzidas pela própria natureza.

Foiassim que os agricultores de Independência, a 310 quilômetros deFortaleza, começaram a mudar as práticas que estavam contribuindo parao aumento da desertificação no município.

O bom exemplo,iniciado através do Projeto Aduba Sertão, transformou o comportamentodos agricultores que mudaram a forma de tratar a terra passando aaproveitar melhor o estrume produzido pelos animais.

OAduba Sertão faz parte do Projeto Mata Branca, coordenado pelo Conselhode Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), incentiva areabilitação das áreas degradadas. Foi implantado em outros municípiosdos Inhamuns.

Mas o melhor resultado vem de Independência,embora, segundo um estudo da Fundação Cearense de Meteorologia eRecursos Hídricos (Funceme), este município e Tauá apresentem na áreade caatinga, 50% com algum tipo de comprometimento. O estudo,utilizando metodologia que envolve a análise de imagem de satélite eobservações de campo, já indicou o comprometimento quanto àpreservação, em três áreas, segundo Margareth Carvalho, gerente doDepartamento do Meio Ambiente.

Ela se refere aos Sertões dos Inhamuns ede Crateús, Irauçuba e as regiões circunvizinhas, além de áreas doMédio Jaguaribe. “Considerando-se todo o Ceará, diz, pode-se estimar deacordo com o esse estudo, que em torno de 15.130 km2 equivalentes a10,2% de sua superfície total estão associados a processos dedegradação susceptíveis à desertificação”.

Ela diz que estásendo elaborado o zoneamento das áreas degradadas que deve ficar prontoaté maio de 2011. “Isso vai gerar um instrumento legal de ordenamentoterritorial que resulte na melhoria da qualidade de vida da população,aliada à manutenção da capacidade produtiva dos recursos naturais embases sustentáveis”, completa.

Em Independência, o que foiconquistado vai ser comemorado hoje em uma solenidade, às 14h30min, noauditório da Fundação Senhor Pires com a entrega do Selo Sebrae/CE àgestão municipal e plantio de árvores nativas.

Fonte:
Jornal O POVO