CVTs serão unificados à rede tecnológica estadual

14 de junho de 2010 - 09:32

Programa estadual de educação tecnológica quer fortalecer formação profissional integrando CVTs às universidades

Quixadá. “Os Centros Vocacionais não estão sendo fechados. Estamos unificando essas unidades. Esse processo faz parte da implantação da política estadual de integração no campo da educação tecnológica no Ceará”. Essa foi a resposta do presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Odorico Monteiro, à informação obtida na Câmara de Vereadores de Quixadá, publicada na edição do Diário do Nordeste na última quinta-feira.

Monteiro assegurou a continuidade dos cursos básicos de profissionalização ofertados pelos CVTs nas cidades de Quixadá, Crateús, Jaguaribe e Tauá. Nas outras 29 unidades do Instituto Centec espalhadas pelo Estado não será diferente. As capacitações fazem parte do programa de qualificação profissionalizante do Governo do Estado. A ideia é fortalecer ainda mais essa cadeia por meio da unificação com as universidades e faculdades, justificou.

Integração

No caso de Quixadá, o CVT será integrado à Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). O mesmo processo vai ocorrer nas outras cidades onde a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Regional do Cariri (Urca) ou o IFCE possuírem campus de Ensino Superior. O presidente do Instituto Centec citou como exemplo o CVT de Jaguaribe. Foi vinculado ao IFCE. Segundo Monteiro, os cursos estão sendo realizados normalmente. Nas cidades de Quixeramobim e Sobral os Centros funcionam nas Fatecs.

Ele reconhece a importância estratégica dos CVTs no passado. Agora, as universidades estão agregando novas funções. Além dos cursos de extensão científica, irão desenvolver nas áreas tecnológicas. A transformação possibilitará inclusive a implantação de Centros Vocacionais em outras 17 cidades. “Estamos promovendo uma política de ampliação e de assistência de formação profissional tecnológica e não de redução de capacitação”, ressaltou.

Além dos esclarecimentos prestados pelo gestor do Instituto Centec, a possibilidade de desativação dos CVTs repercutiu na Assembleia Legislativa. O deputado Roberto Claudio, vice-líder do Governo, também desmentiu o fechamento das unidades do CVT. Ele enfatizou a unificação. “É para evitar a duplicação de esforços e de oferta de programas. Isso está dentro do Plano Estadual de Educação Tecnológica, formulado há um ano e meio”, disse na sessão.

O Plano Estadual de Educação Profissional e Tecnológica foi implantado no Ceará em março de 2008. Dentre suas principais metas está a formação de uma cadeia de profissionalização, voltada à vocação e potencialidades de cada região. Como exemplo, ontem, 57 trabalhadores receberam certificação e empregos na termoelétrica do Pecém. São artífices da construção civil, mecânicos industriais e de soldagem. Foram formados na unidade do CVTec de São Gonçalo do Amarante. Antes, esses tipos de mão-de-obra eram absorvidos de outros Estados.

MAIS INFORMAÇÕES:
Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Sertão Central

Fonte: