Acordo une Geoparks do Ceará e da China

8 de junho de 2010 - 11:38

Divulgar mais os Geoparks em diferentes públicos é a meta de parceria firmada entre o Ceará e a China

Crato. O Cariri vai promover intercâmbio cultural coma China nas áreas científica, geológica e treinamento de pessoal. Atroca de informações foi oficializada com a assinatura de um Acordo deCooperação entre a Universidade Regional do Cariri (Urca) erepresentantes do Geopark chinês “Wangwushan-Daimeishan”, localizado nacidade de Jiyan, na província de Henan, na área central da China, quefoi representada pelo seu prefeito Tian Zhihua.

O evento contoucom a presença do reitor da Urca, Plácido Cidade Nuvens, o coordenadorGeral do Geopark Araripe, José Patrício Melo, professores e uma equipede pesquisadores do Geopark. “Essa parceria vai fortalecer os doisGeoparks na defesa do meio ambiente”, afirmou o reitor Plácido, durantea cerimônia para assinatura do acordo na sede do Geopark Araripe, noCrato.

Já o prefeito chinês Tian Zhihua destacou o trabalho emprol da proteção dos geossítios. “Esperamos que a comunicação entreGeoparks fizesse valer o propósito que é proteger e divulgar osGeossítios”, disse o prefeito chinês, entusiasmado com o potencial deGeopark Araripe.

Fósseis

A comitivachinesa visitou os Geossítios de Santana do Cariri e Colina do Horto eficaram impressionados com o nível de preservação dos fósseis e com abeleza natural caririense.

O Geopark Araripe, ligado àUniversidade do Cariri (Urca), é o primeiro parque fossilífero dasAméricas e do Hemisfério Sul a obter este reconhecimento. Elecompreende uma área de 5.000 km² ao sul do Ceará (Região do Cariri),envolvendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, MissãoVelha, Nova Olinda e Santana do Cariri. É uma área com expressãoterritorial e limites bem definidos, que contém um número significativode sítios de interesse geológico com particular importância, raridadeou relevância cênico-estética, histórico-cultural e rico embiodiversidade. Estes sítios fazem parte de um conceito integrado deproteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Programa

53geoparks existem no mundo, distribuídos pela União Europeia, China, Irãe Brasil. O programa de Geoparks foi criado no ano de 2000 pela Unescoe vem se ampliado gradativamente

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Regional
Data: 03/06/10