Conferência para discutir soluções

2 de junho de 2010 - 11:32

No momento em que se fala em aumento da miséria em consequência da falta de chuvas, o tema merece destaque

O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado RobertoCláudio (PHS), informou ontem, durante pronunciamento, que no mês deagosto será realizado no Ceará a Conferência Internacional sobreImpactos de Variações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável emRegiões Semiáridas.

De acordo com o parlamentar, durante oevento, será discutido o desenvolvimento sustentável e o impacto dasvariações climáticas em áreas do semiárido, mas sobretudo para debateros novos conhecimentos científicos e aplicá-los em políticas públicasem todo o País.

Roberto Cláudio destaca que Conferência tambémserá um momento para avaliar os avanços na área climática depois de 18anos da primeira conferência, como também discutir novas ações para asustentabilidade do semiárido. “Já temos no Ceará experiênciasacadêmicas com projetos governamentais. Neste encontro vamosdivulgá-las e torná-las acessíveis a regiões semiáridas de todo omundo”, informou.

O parlamentar deixa claro que o eventoproporcionará a divulgação de um conjunto de iniciativas em parceria eexperiências acadêmicas com experiências governamentais, demonstrandosucesso em descobertas como na redução da desertificação do solo e demelhor utilização da água disponível no nosso solo.

Ele apontaque uma parceria entre a Universidade do Arizona (EUA), a Secretaria deDesenvolvimento Agrário e a Universidade Federal do Ceará (UFC)estudaram a associação do risco social com a baixa precipitaçãopluviométrica em localidades do Estado.

Preventivas

Oparlamentar destaca que a partir desse estudo, nessas áreas de maiorrisco, serão definidas ações preventivas de redução de riscos sociais,além de identificar áreas com baixa precipitação pluviométrica parasaber que tipo de ações governamentais são capazes de mitigar e reduzirdanos sociais associados à baixa de precipitação pluviométrica comoestá acontecendo atualmente em vários pontos do nosso Estado.

“Essasboas iniciativas deverão ser compartilhadas nesta conferência paratransformar o conhecimento em política pública”, defende.

RobertoCláudio informa que para a realização da Conferência há o empenho doGoverno do Ceará, por meio do vice-governador Francisco Pinheiro, dosecretário de Ciência e Tecnologia do Estado, René Barreira e doex-secretário de Cidades Joaquim Cartaxo, além do Banco Mundial e dasuniversidades cearenses.

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Política
Data:02/06/10