Gestores de TI no Ceará buscam maior eficiência

1 de junho de 2010 - 14:13

A Tecnologia daInformação (TI) participa cada vez mais das organizações, tanto comouma arma eficiente de gestão de informações e de apoio às decisões,quanto como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas. ATI é hoje um diferencial competitivo no mercado e pode ser decisivapara a sobrevivência das organizações. Apesar disso, muitas empresasainda não reconhecem a importância da TI para o sucesso dos negócios. Afim de fortalecer o setor e aumentar o nível de competitividade dosprofissionais da área, gestores de TI de 20 empresas líderes em seussegmentos no Ceará, como o Grupo J. Macedo, Marquise e Camed, formaramo pelo Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação doEstado do Ceará (GGTIC).

De acordo com o presidente do GGTIC,Carlos Alberto Morais, o grupo foi criado com o intuito de capacitar osgestores de TI, melhorar o nível dos fornecedores de TI local epromover a responsabilidade socioambiental. “Já estamos capacitando osgestores por meio de encontros e da participação em eventos, ondetrocamos experiências e conhecemos cases de sucesso.

Paramelhorar o nível dos fornecedores de TI do Ceará, estamos conversandocom fornecedores de outros estados brasileiros para que eles venham dartreinamentos para nossos fornecedores. Em relação à responsabilidadesocioambiental, firmamos parceria com a Microsoft, IBM e Red Hat e, apartir de junho, começaremos a capacitar cooperados do PirambuDigital”, afirma.

EVENTO
O GTIC seráapresentado oficialmente durante a InfoBrasil TI & Telecom 2010,maior evento de tecnologia do Norte e Nordeste do Brasil que ocorreráno Centro de Negócios do Sebrae, de 25 a 28 de maio. Durante o evento,o GGTIC promoverá uma programação com 15 grandes palestras sobre temasde interesse do setor, que contará com a participação de empresas comoEmbratel, Motorola, IBM, Vivo e Intelig.

“Os temas foramescolhidos conforme os interesses comuns dos membros do grupo, queconhecem bem as necessidades da área de TI do Ceará”, conta Morais.

TI EM EXPANSÃO
Segundoo presidente do GGTIC, o mercado cearense de TI está em plenocrescimento e hoje é uma área estratégica para as empresas. Aexpectativa é que o Grupo colabore para o desenvolvimento do setor deTI no Estado, capacitando e fortalecendo profissionais e empresas daárea e também contribuindo para promover a inclusão digital.

Parao diretor de TI do Grupo Marquise, Manoel Ribeiro, um dos membros doGGTIC, entre os principais desafios do setor de TI do Ceará, estão aescassez de mão-de-obra capacitada e a falta de reconhecimento daimportância da TI por parte de algumas empresas. “Nós queremoscontribuir para capacitar a mão-de-obra que o mercado necessita etambém trabalhar para a TI passe a ser vista como uma ferramentaimportante para que as empresas atinjam seus objetivos”, afirma.

Fonte:

Jornal O Estado
Editoria: Economia
Data:24/05/10