Acordo possibilita intercâmbio de C&T com países latino-americanos

31 de maio de 2010 - 10:38

Integrara ciência e tecnologia dos países latino-americanos com a dos estadosbrasileiros. É com esse objetivo que foi celebrado um acordo decooperação entre a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana(RITLA) e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência,Tecnologia e Inovação (CONSECTI), em Brasília (DF), no dia 27 de maio,por ocasião da 4ª Conferência Nacional de CT&I.

O protocolo de cooperação entre o CONSECTI e a RITLA permitirá umasérie de ações, principalmente entre os países da América Latina e osestados brasileiros fronteiriços, visando a troca de experiências emtecnologias da informação e comunicação (TICs) e a realização deprojetos, por exemplo, de inclusão digital.

“Entendemos que a cooperação internacional com a América Latina emCiência, Tecnologia e Inovação é extremamente estratégica, pois tem umaenorme transversalidade e é fundamental para o desenvolvimento”, disseo presidente do CONSECTI, René Barreira. Ele destacou também arealização anterior de acordos de cooperação com a França e a Itália,os quais têm possibilitado o acontecimento de diversas ações junto aesses países.

O acordo foi celebrado com o diretor executivo da RITLA, ÁlvaroAlbuquerque, durante jantar na sede da instituição. “Estamos muitootimistas de que essa tratativa certamente beneficiará o povobrasileiro e os povos dos países com quem temos relações”, discursouAlbuquerque. Estiveram presentes à celebração os secretários estaduaisde Ciência e Tecnologia, representantes de países latino-americanos,além da ministra Nancy Andrighi do Supremo Tribunal de Justiça.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CONSECTI