Empresas cearenses apresentam casos de sucesso em inovação

5 de maio de 2010 - 16:41

Sete empresas apresentaram histórias de sucesso no auditório do Instituto Centec, ontem pela manhã. Em comum estão a inovação como fundamento principal para o desenvolvimento e a forma de inicialização no mercado, por meio de apoio de incubação de projetos.

Segundo o presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, o modelo de incubação das empresas pelo órgão, através da Incubadora do Instituto Centec (Intece), depende de caso a caso. “Podemos trazer os projetos para dentro do Centro, ou levar o treinamento para a estrutura da própria empresa“, conta.

Monteiro adianta que existem quatro inovações em processo de registro de patente e ressalta o projeto de um trator. “Um trabalhador de uma oficina mecânica desenvolveu o veículo com peças usadas e seu projeto está pronto para ser oficializado com o registro“, avaliou.

O responsável pelo veículo, o minitrator, é o mecânico Geraldo de Souza. A máquina é capaz de realizar colheita, limpar o campo para nova plantação e preparar terrenos. A invenção saiu de uma obstinação de Geraldo, que também é agricultor, de 44 anos. “Sempre tive vontade de fazer algo assim e agora realizei meu sonho“, disse. Grande vantagem do tratorzinho é o preço, que ficará em pouco mais que R$ 12 mil.

Desafio
O presidente do Centec disse para um público formado por empreendedores que um dos obstáculos para o Ceará é superar o desafio da educação. “Temos o complexo da Casa Grande em relação à senzala. Tenho certeza de que se disseminado o acesso à formação intelectual, em dez anos não teremos mais problemas com drogas, por exemplo“, classificou.

Todas as sete empresas que apresentaram seus projetos são do interior do Estado e ficam nos municípios de Aracati, Crateús, Quixeramobim e Limoeiro do Norte.

A secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Teresa Mota diz que a posição das empresas incubadas está em boa situação em relação ao restante do Brasil, mas diz que ainda há dificuldade de identificar novos proponentes. (Carlos Henrique Coelho)

Fonte:
Jornal O POVO