Embaixador da Itália visita o Estado

5 de maio de 2010 - 09:51

O objetivo de mostrar o mercado cearense para empresários italianos

O embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, esteve ontem em Fortaleza para discutir investimentos do País europeu no Ceará, não somente no campo econômico como também na área cultural. Ele foi recebido pelo governador Cid Gomes e visitou o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Universidade Federal do Ceará. “Existem muitas oportunidades, mas os empresários italianos não conhecem as possibilidades de negócios. Este é um papel que a Embaixada desempenha. O Nordeste está se desenvolvendo com ritmo ainda maior que o do Brasil, e o Ceará é diretamente responsável por isso. Além disso, o turismo, setor onde o Estado tem muito potencial, é outro campo onde Itália e Brasil podem ter maior afinidade”, adianta.

Sempre acompanhado pelo vice-cônsul da Itália no Ceará, Roberto Misici, o embaixador explica que a viagem também é o primeiro contato para a preparação do Momento Itália-Brasil, iniciativa comercial e cultural que acontecerá no segundo semestre de 2011 e primeiro de 2012, com alguns eventos agendados para acontecer em Fortaleza. “Temos um mapeamento sendo gerado, onde serão apontadas quantas empresas italianas têm base operacional no País. Até o momento, identificamos 349, sendo quatro no Ceará, duas filiais comerciais e duas instalações industriais. Além dessas, tem várias pequenas empresas de turismo no Estado”.

Para Roberto Misici, o Momento Brasil-Itália reforçará ainda mais a relação entre os dois países. “Uma área incentiva a outra. As iniciativas culturais e a econômica entre as duas nações serão beneficiadas, apesar da crise financeira que a comunidade européia passa”.

Os principais produtos comercializados entre Itália e Ceará são vestuário, máquinas e alimentos de alta qualidade produzidos no país europeu; e frutas (melão, mamão e manga), artigos em couro, granito e castanha de caju, produzidos no Estado. “A Itália é o sexto país que mais compra do Brasil, que é o sétimo que mais compra da Itália, Queremos melhorar essas posições”, diz La Francesca.

 

Fonte:

Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 05/05/10