Programa A3P será lançado na Secitece

4 de maio de 2010 - 11:32

Estimular a gestão consciente dos recursos ambientais na administração pública é um dos objetivos do Programa

Com o objetivo de incorporar na Secitece os princípios da gestão ambiental, será lançado nesta quinta-feira, 6 de maio, às 9h30, o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecida como A3P, na sala de reuniões da Secretaria. O evento contará com a presença de Manoel Severo, representante do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que ministrará a palestra de sensibilização sobre o Programa A3P.

A A3P tem como objetivo estimular gestores, servidores públicos e colaboradores a incorporar os princípios de gestão ambiental em suas atividades do dia-a-dia, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais. A ideia é usar de forma eficiente os recursos naturais, materiais, financeiros e humanos. Na Secitece, a utilização de garrafinhas em substituição ao copo descartável é um exemplo de preocupação com a diminuição de resíduos gerados. 

O evento de lançamento é organizado pela comissão A3P da Secitece, formada pelos servidores Lene Malveira e Darcy Ribeiro (Cotec) e Marco Antônio (Coafi), criada para coordenar o Programa. Para Lene Malveira, a A3P na Secitece virá para sensibilizar a todos quanto à responsabilidade com o meio-ambiente. “É preciso o envolvimento dos servidores para construção dessa nova cultura institucional”, afirma.

Histórico

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi instituída em 1999 pelo Ministério do Meio Ambiente, que reconheceu o excessivo consumo de recursos naturais nas demandas geradas pela administração pública. Essa foi a razão pela qual o governo federal iniciou o estímulo a novos referenciais de produção e consumo, orientados para a sustentabilidade socioambiental no âmbito da administração pública. No Ceará, o programa está sob a coordenação do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social.