Interiorização da Tecnologia e Inovação é a principal demanda do NE

28 de abril de 2010 - 16:22

Os resultados obtidos na Conferência Regional NE de CT&I foram descritos na carta de intenções, documento que será levado à Conferência Nacional, em Brasília.

As discussões apresentadas na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Ceará foram encaminhadas nos dias 15 e 16 de abril para a Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Nordeste, realizada em Maceió-AL, no Centro de Convenções da capital. A delegação do Ceará, composta de 50 representantes das diversas instituições que compõem o Sistema Estadual de CTI, representaram o Estado no evento.

Dentre os aspectos defendidos pelos secretários de Ciência e Tecnologia dos nove estados nordestinos, está o de levar tecnologia e opções de inovação para as cidades do interior. O secretário da Secitece, René Barreira, ao relatar os resultados da Conferência do Ceará, citou o pedido de interiorização da pesquisa e pós-graduação e ampliação do fomento regional e de incubadoras.

René Barreira frisou a importância da formação de gestores de CTI&ES. “As universidades formam para fora, e às vezes esquecem de formar para as próprias instituições. É necessária a sensibilização dos gestores neste sentido”, destacou o secretário. Ele, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), também defendeu que as políticas públicas formuladas nas conferências passem a constar também na agenda de eleições deste ano. “Não só para governador, mas também para quem visa o Congresso Nacional. A ciência e a tecnologia têm que estar em pauta nas discussões sobre o que a sociedade quer para si”, explicou Barreira.

O estande do Sistema Secitece, um dos mais visitados do evento, teve espaço para divulgação das realizações da Secretaria e das instituições vinculadas. Os participantes da Conferência puderam visualizar a maquete e conhecer, por exemplo, um pouco mais sobre o Centro de Treinamento Técnico e Corporativo do Pecém (CTTC), e degustar alguns dos produtos confeccionados pelo Instituto Centec – ligado a Secitece através de contrato de gestão – como geleias, castanhas e cajuína, responsáveis por formação de filas em torno do estande, todos curiosos em provar e entender um pouco mais sobre a sua produção.

Os eixos discutidos nos dois dias de Conferência foram “Sistema Nacional de C,T&I”, “Inovação na Sociedade e nas Empresas”, “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas” e “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”.

Os resultados obtidos através da troca de contribuições entre os estados foram descritos em uma carta de intenções, documento proposto pelo secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Elias, juntamente com representantes da região nordeste, e que será levado à Conferência Nacional, a ser realizada entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília-DF.