Jovens discutem empreendedorismo

23 de março de 2010 - 08:54

Cerca de 200 jovens de 10 municípios atuam no projeto Corredores Digitais, em busca de um mercado em expansão

Iguatu Motivados a abrir sua própria empresa na área de tecnologia da informação e da comunicação, 80 jovens dos municípios de Iguatu, Quixadá e Jaguaribe estiveram reunidos no auditório do Instituto Federal de Educação (Ifet), nesta cidade, para trocar ideias e discutir o andamento do projeto Corredores Digitais, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação (Secitece) em parceria com o Sebrae, Ifet e prefeituras.

Os futuros empreendedores carregam um sonho comum: abrir seu próprio negócio na área de informática, conquistar um mercado em expansão, gerar emprego, renda e desenvolver os municípios na área da tecnologia da computação. Esse é o objetivo do projeto, que envolve 200 jovens das cidades de Aracati, Aracoiaba, Iguatu, Sobral, Tauá, Maracanaú, Fortaleza, Jaguaribe, Juazeiro do Norte e Quixadá.

O encontro nesta cidade é uma novidade no programa. “Além da troca de experiências entre os jovens, permitiu algumas correções e aprimoramento”, disse o coordenador geral do projeto, Marcos Costa. “Vamos motivar outras reuniões”. Costa prevê que em breve esses jovens estarão aptos para conquistar o mercado de trabalho.

Nas cidades, os grupos seguem o cronograma do projeto, em estágios diferenciados. O processo de formação dos jovens empreendedores compreende duas grandes fases: pré-incubação e incubação. Durante todo este percurso, os jovens vão aprender a estruturar o seu negócio, criar e consolidar sua empresa no mercado e terão todo subsídio e suporte dos parceiros para dar continuidade ao negócio após o período de incubação.

Dentro de um prazo de até 45 dias, a pré-incubação capacita e orienta os jovens interessados em iniciar uma empresa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. São previstas aulas teóricas e práticas, além do acompanhamento de técnicos especializados na área de empreendedorismo e economia.

O encontro nesta cidade contou com a explanação do professor Robson Siqueira, do Ifet de Maracanaú, que apresentou novidades na área da Tecnologia da Informação. Siqueira disse que os alunos estão interessados em criar empresas prestadoras de serviço e oferecer ao mercado atendimento diferenciado e de qualidade.

Os participantes do projeto, Érica Freitas e Alberto Barros, que fazem parte da incubadora de Maracanaú, mostraram suas experiências no encontro. Érica Freitas tem uma empresa com quatro sócios, que está iniciando suas atividades. “O mercado é competitivo, mas oferece oportunidade para quem tem qualificação profissional. Já estamos buscando clientes”.

Osmundo Costa, agente de articulação em Quixadá, avalia que o mercado está aberto para esses jovens empreendedores. “Há uma demanda reprimida”, observou. Carlos Costa, articulador de Jaguaribe, acredita que o projeto vai trazer para o Ceará desenvolvimento no setor de tecnologia da informática.

Já o articulador da incubadora em Iguatu, João Alverne Albuquerque, não vê dificuldade para que os jovens conquistem o mercado de trabalho. “Eles vão sair preparados e com experiência”, disse Albuquerque.

O projeto tem duração de 12 meses. Em cada cidade polo há uma incubadora, que oferece 20 computadores e uma equipe de orientação e assistência. As futuras empresas podem ser individuais ou em sociedade.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Regional