Audiência debate novo campus da UFC

24 de fevereiro de 2010 - 10:25

A instituição de Ensino Superior deve ser instalada no município de Russas, mas só a partir do ano que vem

Russas. Por uma maior descentralização do Ensino Superior e implantação de cursos universitários onde ainda não há, deputados estaduais, gestores municipais e estudantes estiveram reunidos em audiência pública para tratar da implantação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, no Vale do Jaguaribe. Apesar de ser um sonho antigo e das promessas em ano eleitoral, o campus não será implantado este ano, ficando a expectativa para o ano que vem.

A audiência, realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Ceará, aconteceu no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas, com o presidente da comissão, deputado Roberto Claudio, deputado federal Mauro Benevides, deputados estaduais Zé Teodoro, Weber Araújo e Gilberto Rodrigues este o autor do requerimento que solicitou a audiência e falou da necessidade de implantar um campus da UFC, alegando razões “estratégicas e geográficas” para Russas receber a unidade, dentre outros aspectos por estar no centro jaguaribano e ter grande fluxo de transporte.

O prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro, defendeu a instalação de unidade da UFC também na região Jaguaribana. Em Limoeiro do Norte, já está situado um campus da Universidade Estadual do Ceará e outro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). “É a vez de Russas também poder atender à região”, afirmou o prefeito, acrescentando que, caso se viabilize a implantação do campus, já disponibiliza um prédio com estrutura para atender, o mesmo que antigamente abrigava uma unidade escolar.

“A região jaguaribana apresenta um grande número de jovens que precisam se deslocar para outras cidades e cursar suas faculdades. Queremos abrir os cursos de Enfermagem, Agronomia e Engenharia Civil. Além disso, já temos indústrias na região que precisam de profissionais capacitados”, defendeu o deputado Weber Araújo. O diretor de expansão da UFC, Cláudio Marques, explicou os procedimentos para a implantação de um campus avançado da universidade. Os estudos técnicos e burocráticos esbarram no tempo, o que em miúdos significou que este ano não será viabilizada a unidade, mas que os atuais encaminhamentos podem se concretizar a partir do ano que vem.

Os estudantes que estão no Ensino Médio veem como sonho e preocupação a chegada da UFC para a cidade. Francisco Aleandro, 17 anos, cursa o segundo ano do Ensino Médio, mas não sabe se fará um curso superior na própria cidade ou terá que se deslocar para outro município.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Regional