Secitece realiza II Conferência Estadual de CT&I e Educação Superior

23 de fevereiro de 2010 - 17:03

O evento de lançamento será dia 23 de fevereiro, na Assembléia Legislativa

Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior (CECTI&ES) será realizada em março e abril de 2010. A iniciativa do Governo do Estado do Ceará é realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O lançamento oficial será no próximo dia 23 de fevereiro, às 10h, na Assembléia Legislativa.

Composta de quatro Conferências Regionais sediadas nos municípios de Sobral (03/03), Limoeiro do Norte (10/03), Crato (17/03) e Tauá (24/03), de caráter preparatório para a Conferência Estadual, realizada em Fortaleza (08 e 09/04), o evento irá envolver todos os 184 municípios do Estado para propor diretrizes para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Ceará.

Para o titular da Secitece, René Barreira, uma das principais missões do evento é reunir quem oferta e quem demanda. “É muito importante que a Conferência envolva fortemente a sociedade civil, que são os usuários disso tudo. Queremos estabelecer pontes, uma interface, de modo a promover a integração e articulação entre os subsistemas para consolidar o sistema de Ciência, Tecnologia e Educação como um todo. Não queremos aprofundar a cultura da separação mas fortalecer a cultura da integração”.

As temáticas abordadas na Conferência seguirão três eixos centrais, que envolvem “CTI e Educação Superior para o Desenvolvimento Social”, “Inovação nas Empresas e Formação Empreendedora” e “PD&I em Áreas Estratégicas”. Os painéis versarão sobre a atuação do Sistema Local de CT&I e Educação Superior no Ceará e no Brasil.

Os resultados relatados na Conferência Estadual serão incorporados a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

Para René Barreira, o evento tem uma importância peculiar para o momento histórico do Ceará. “2010 se inicia com a implantação dos mais esperados investimentos no Estado, como a refinaria, a siderúrgica e a termoelétrica, o que indica uma mudança no nosso perfil econômico. Tudo isso vem acompanhado de grandes desafios, não só em termos de captação de recursos para infraestrutura como também de aporte tecnológico, mas sobretudo na formação de recursos humanos qualificados, como garantia de sua sustentabilidade”, sinaliza.

O evento irá reunir representantes da sociedade civil organizada; instituições governamentais e não-governamentais, academia; estudantes de ensino superior; empresários; Sistema S; parlamentares; Secretarias Municipais de C&T e com interface na área.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site www.sct.ce.gov.br a ser validada pela Comissão Executiva. Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos  40 (quarenta) representantes para a Conferência Estadual, que reunirá 300 participantes (representantes das Regionais e dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza).

A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia – CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Haverá destaque na área de Educação Superior como contribuição para a Conferência Nacional de Educação – CONAE.

RESULTADOS – Como resultado da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior, realizada em novembro de 2007, estão sendo investidos seis milhões para o Projeto de Modernização Tecnológica das Universidades Estaduais.

Dentre as demandas atendidas está a aquisição de novos equipamentos para a Uece, Urca e UVA. O projeto contempla também a criação de um Sistema Único de Gestão das Universidades – já em fase de desenvolvimento –  com capacitação para os usuários do software, além da modernização das instalações das três instituições.

Outro resultado obtido a partir das demandas identificadas na I Conferência Estadual foi a realização de uma avaliação nas três universidades estaduais cearenses (Uece, UVA e Urca) que buscou identificar, dentre outros quesitos, a eficiência e a qualidade do ensino, os serviços de extensão e sua capacidade de inovação tecnológica. O diagnóstico do estudo, feito por mestres e doutores vindos da Administração Nacional na área de Educação Superior, Ciência e Tecnologia, será apresentado em breve nas sedes das instituições.

Mais informações e inscrições: 85 3101-6466, sct@sct.ce.gov.br ou no site www.sct.ce.gov.br